‘Café com EJA’

Escola da rede municipal realiza palestra e momentos de acolhida com alunos da EJA

06/10/2021 | 12:30 | 1768

A Escola Municipal Lions Tambaú, localizada no bairro dos Bancários, está realizando nas segundas-feiras, a cada 15 dias, a partir das 18h30, uma acolhida com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados na unidade de ensino. A ação ‘Café com EJA’ é uma iniciativa promovida pelo corpo docente da escola juntamente com o grupo de especialistas e professores da unidade.

Para o assistente social e idealizador da ação, Laudenilson Tiago, momentos como esses são importantes para a geração de vínculos e para a aproximação da comunidade com a escola.

“A partir do momento que o sujeito se conecta e compreende que a escola além de um espaço educativo proporciona bem-estar e o coloca em uma posição de igualdade e direitos, as coisas naturalmente passam a fluir e a multiplicação desses valores é apenas uma questão de tempo. Nosso próximo ‘Café com EJA’ acontecerá no dia 18”, disse.

A ação oferta uma acolhida inicial com música ao vivo e um momento interativo com o artista, onde os alunos se inserem em um contexto de geração de vínculos, absorvendo conteúdos relevantes ao mundo artístico, bem como, curiosidades e conteúdos históricos de alguns artistas.

O momento também conta com um momento de reflexão, onde algumas letras de canções são previamente comentadas pelo o artista, fazendo com que os alunos compreendam a mensagem que foi posta, muitas vezes um relato de vida de alguns compositores.

Palestra – Na noite de abertura, a enfermeira e especialista em Traumatologia, Maria José Sena de Lima, falou sobre “Como se comportar diante de uma vítima de acidente de trânsito”.

“É necessário uma ação informativa mais consistente para a população. O acidente é algo inesperado, não há ninguém com o emocional estável para uma situação que muitas vezes cabe uma iniciativa imediata. Aqui vou orientar sobre os cuidados necessários para os primeiros socorros das vítimas, a diferenciação entre os serviços que acolhem situações de acidentes e traumas, orientando os participantes sobre qual serviço e unidade de saúde procurar para cada caso em sua especificidade”, explicou Maria José.

Os alunos também puderam fazer perguntas e tirarem algumas dúvidas. “A escola tem uma identidade forte com a comunidade. Nossas ações sempre contaram com o envolvimento e aprovação deles. Esses momentos apenas rotulam nosso compromisso e esforço de manter a excelência, e essas intervenções são indispensáveis para as estratégias educacionais”, falou a diretora administrativa, Maria DaLuz.

Pular para o conteúdo