A partir desta quarta

Equipes do programa João Pessoa Sustentável iniciam mapeamento das áreas de risco nas comunidades Beira Rio

05/10/2021 | 15:28 | 1151

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria da Defesa Civil, e o consórcio responsável pela elaboração do projeto de construção, infraestrutura e requalificação urbana do Complexo Beira Rio iniciam nesta quarta-feira (6), às 14h, uma série de visitas técnicas nas comunidades da região. O objetivo do programa João Pessoa Sustentável é fazer um levantamento físico e ambiental das áreas de risco.

As visitas serão feitas em três dias, iniciando pelas comunidades São Rafael e Santa Clara. Em seguida, o calendário segue para a Padre Hildon Bandeira, Cafofo Liberdade e Brasília de Palha e, por fim, Tito Silva, Miramar e Tambauzinho. Até a sexta-feira (8), as oito comunidades terão sido mapeadas.

A partir desse diagnóstico, será desenvolvido o projeto de infraestrutura com pavimentação, água, drenagem, esgoto e iluminação pública para todas as comunidades, bem como o de contenção de barreiras. Também vai ser feito o desenho de um Parque Linear às margens do rio Jaguaribe com intuito de promover a reintegração das comunidades a um espaço público que propicie uma melhor qualidade de vida.

O Parque Linear vai se estender em uma área de 2,5km e terá a função de proteger as margens do rio Jaguaribe no entorno das comunidades e evitar novas ocupações irregulares. A iniciativa pretende criar uma grande área verde capaz de dar vazão à água do rio e, com isso, evitar alagamentos.

João Pessoa Sustentável – Esse plano de intervenção é um dos expoentes do programa João Pessoa Sustentável, que objetiva promover ações integradas para beneficiar as comunidades da Beira Rio com condições dignas de habitabilidade e serviços essenciais de infraestrutura que promovam o bem-estar de todos. Essa será uma das grandes intervenções no local previstas pelo programa.

A ação é mais um passo importante do programa que vem promovendo o desenvolvimento social, urbano e econômico da cidade por meio da redução das desigualdades, da modernização dos instrumentos de planejamento urbano, da prestação de serviços e da
administração pública e fiscal. O João Pessoa Sustentável é orçado em 200 milhões de dólares, metade financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e, a outra, contrapartida da Prefeitura de João Pessoa.

Pular para o conteúdo