Infraestrutura e desenvolvimento urbano

Equipes do Programa João Pessoa Sustentável fazem visita técnica em galerias nas comunidades da Beira Rio

05/10/2022 | 11:00 | 823

A Prefeitura da Capital, por meio do Programa João Pessoa Sustentável e do consórcio responsável pelo projeto de Infraestrutura e requalificação urbana do complexo Beira Rio (CBR), visita, nesta quarta-feira (05), às 14h30, as comunidades Vila Tambauzinho, Miramar, Padre Hildon e São Rafael. O objetivo é identificar onde tem galerias e canais para fazer uma revisão das situações de remoções indicadas no projeto de infraestrutura para imóveis em áreas de risco. Os técnicos já passaram pela Santa Clara e Tito Silva.

Para Caio Mário, coordenador de Aspectos Urbanos do João Pessoa Sustentável, “a ideia dessas novas visitas é ver se existe alguma solução viável de engenharia que permita diminuir os casos de remoção, ou seja, se é possível fazer desvio de canais ou reforços, para preservar algum imóvel”, pontuou.

Na visita também estarão presentes equipes da Unidade Executora do Programa (UEP), técnicos da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), agentes sociais do consórcio responsável pelo Plano de Desenvolvimento Comunitário no território e representantes da Secretaria de participação Popular (SPP).

Infraestrutura e Requalificação Urbana – O projeto vai abranger pavimentação, água encanada, drenagem, esgotamento sanitário, iluminação pública e contenção de barreiras nas comunidades da Beira Rio. Quase 2 mil famílias que moram no local vão ser beneficiadas. Os moradores que precisarem ser realocados porque vivem nas áreas de risco que já foram mapeadas terão cinco opções de reassentamento. Uma delas é a realocação para três conjuntos habitacionais que serão construídos. As construções contarão com 565 apartamentos de desenhos diferentes para atender às necessidades de cada família.

João Pessoa Sustentável – O Programa, orçado em U$ 200 milhões de dólares, está previsto para ser executado até 2024. São 90 ações voltadas para a redução das desigualdades, modernização dos instrumentos de planejamento urbano, da prestação de serviços e da administração pública e fiscal. Por meio do JP Sustentável, a Prefeitura de João Pessoa, vai trazer dignidade e qualidade de vida para centenas de famílias que vivem em área de risco.