Assistência social

Equipes do Programa Criança Feliz integram programação da Semana do Bebê

22/05/2023 | 15:00 | 787

Com a abertura oficial da Semana do Bebê, nesta segunda-feira (22), equipes do Programa Criança Feliz, promovido pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), integram a programação desenvolvida pela Prefeitura de João Pessoa nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), fortalecendo o vínculo entre os serviços da Rede Municipal. As ações devem acontecer até o dia 26 de maio.

Verônica Potter, supervisora do Criança Feliz na região de Mandacaru, explicou a importância do programa e das ações desenvolvidas durante toda essa semana. “O principal objetivo do programa é promover o desenvolvimento integral da criança e o fortalecimento dos vínculos com o cuidador, que pode ser a mãe, o pai, uma avó, ou tia, que seja a responsável. Por isso, nos articulamos para passar informação para as famílias, durante toda a semana. Além dos próprios funcionários dessas instituições, que podem atuar como agentes multiplicadores dentro das suas comunidades”, observou.

O programa Criança Feliz acompanha as necessidades de crianças na primeira infância, de zero a três anos de idade e gestantes inseridas no CadÚnico. E crianças com deficiência, de zero aos seis anos de idade, inseridas no Benefício de Prestação Continuada (BPC), por meio de visitas semanais ou quinzenais.

O desenvolvimento integral dessas crianças acontece através do brincar, trabalhando aspectos como coordenação motora, comunicação e linguagem, cognição, interação e fortalecimento de laços parentais. “A gente não prioriza o brinquedo, mas sim o brincar. Porque o programa entende que toda criança gosta de brincar, e aprender brincando fica bem melhor. Por meio das brincadeiras, estimulamos a coordenação motora fina, através do abrir e fechar de uma garrafa, por exemplo. Sempre com materiais que as crianças já têm em casa”, destacou Verônica Potter.

Naiara Cristina é mãe de dois meninos matriculados no CMEI João Tota, está grávida e acompanhou a programação do evento de abertura da Semana do Bebê. “Eu me interessei muito pela doutora falando dos cuidados básicos com a saúde, porque é um problema que enfrento com os meus meninos. E também conheci o Programa Criança Feliz, que é interessante porque vai até a nossa casa, então já fica mais fácil. E se vai ajudar no desenvolvimento deles, já fico feliz”, comentou.

Programação – Durante toda a semana, equipes do Programa Criança Feliz vão promover rodas de conversa sobre o acompanhamento oferecido pelo programa e realizar a adesão das famílias interessadas, nas diferentes regiões do Município.

23/05 – CMEI Maria do Socorro Rodrigues (Gervásio Maia) – 10h

CMEI Amiguinhos (Róger) – 15h