Fiscalização e prevenção

Equipes da Vigilância em Saúde estarão atuando todos os dias nas festas de São João

07/06/2023 | 13:00 | 551

As equipes da Diretoria de Vigilância em Saúde de João Pessoa irão atuar durante a realização da festa junina da Capital em todos os dias de eventos. Os trabalhos envolvem orientações em saúde, distribuição de preservativos, além de fiscalização e orientação nas barracas que estarão vendendo alimentos. A ação inicia nesta quarta-feira (7), durante abertura do Festival de Quadrilhas Juninas, que acontece no estacionamento do estádio Almeidão, no bairro do Cristo Redentor, e se estende até o dia 25 de junho.

A Vigilância Sanitária desempenha um papel crucial na promoção de um ambiente festivo acolhedor, garantindo que a cultura e as tradições do São João possam ser celebradas com segurança em João Pessoa. Além disso, a Vigilância Sanitária orienta os vendedores de alimentos e bebidas, promovendo boas práticas de manipulação e higiene. Serão realizadas inspeções aos estabelecimentos que estiverem realizando comercialização de alimentos durante as festas de rua.

São realizadas inspeções específicas nos quiosques, barracas e estabelecimentos de alimentação para verificar as condições de armazenamento, preparo e exposição dos alimentos, bem como a higiene dos manipuladores. Essa abordagem visa prevenir intoxicações alimentares e outras doenças transmitidas por alimentos, garantindo a segurança dos consumidores.

Atenção Básica – A Diretoria de Vigilância em Saúde junto com a Vigilância Epidemiológica e a Seção Municipal IST/Aids, Sífilis e Hepatites Virais, estarão realizando ações de prevenção e promoção em saúde durante toda a programação da festa junina de João Pessoa. A meta é fazer a distribuição de mais de 72 mil preservativos masculino e feminino, com abordagem educativa sobre prevenção em infecções sexualmente transmissíveis, uso correto do preservativo, informações sobre os locais de testes rápidos (HIV, Sífilis e Hepatites virais), além de outras orientações sobre a rede de cuidados da Atenção Básica.

“Esclarecemos que, diante da festividade junina de João Pessoa, se faz necessário fortalecer as ações de prevenção em IST/Aids, Sífilis e Hepatites virais, além de vistoriar, orientar e garantir a qualidade, boas práticas de higiene e a manipulação correta de alimentos e bebidas. Nosso papel na festa é de fundamental importância para contribuir com a saúde do pessoense”, pontuou Raquel Moraes, diretora de Vigilância em Saúde de João Pessoa.

Camarim da Saúde – Além de todos os serviços disponibilizados à população, a Prefeitura de João Pessoa terá o ‘Camarim da Saúde’, que vai ofertar durante todos os dias do São João da Capital, vacinação e também a realização de testes rápidos para ISTs.