Trabalho preventivo
Equipes da Emlur retiram resíduos e excesso de vegetação de canais para evitar alagamentos
15/10/2024 | 11:00 | 48
As equipes de agentes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) retiram excesso de vegetação e resíduos descartados irregularmente em canais, calhas, canaletas e valas de João Pessoa. O trabalho preventivo evita alagamentos ao possibilitar a passagem da água das chuvas. Nesta terça-feira (15), as equipes estão no Parque Parahyba II, mas recentemente, foram contempladas as comunidades Laranjeiras, 5 de Julho e Santa Clara.
Segundo o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, as ações são contínuas e necessárias, considerando o grande volume de resíduos recolhidos. “O descarte irregular de resíduos é um problema. Há pessoas que descartam materiais recicláveis, como embalagens de alimentos, além de utensílios domésticos, restos de fogão e até vaso sanitário, o que compromete o sistema de drenagem, sobretudo, nas proximidades de canais e córregos”, aponta.
O monitor da equipe, Joseilton Silva, destaca que os tipos de resíduos encontrados variam conforme as áreas da cidade. No Parque Parahyba II, por exemplo, há predominância de excesso de vegetação e de garrafas PET, além de descartáveis, de modo geral. Já na comunidade Laranjeiras, foram encontrados muitos entulhos e mobiliário dentro do canal. “Já fizemos o Parque Parahyba I e o III. Quando encerramos o trabalho, há pessoas que vão ao canal para pescar, já que fica realmente limpo”, pontua.
Zeladoria – As ações de zeladoria – roçagem, capinação e pintura de meio-fio – são executadas nos bairros de Bessa, Manaíra, Bairro São José, Torre, Valentina Figueiredo, José Américo, Jardim Cidade Universitária, Bancários, Cidade dos Colibris e Mumbaba.
A coleta de resíduos diversificados – materiais misturados com terra, restos de capim, resíduos da construção civil, móveis e resíduos domiciliares descartados irregularmente nas ruas – ocorre nos bairros de Centro, Jaguaribe, Varadouro, Tambiá, Roger, Planalto da Boa Esperança, Costa do Sol, Penha e Seixas.
Os resíduos de poda de árvores são coletados nos bairros de Bancários, Mangabeira, Costa do Sol, Penha, Seixas, José Américo, Cristo Redentor, Rangel, Alto do Mateus, Oitizeiro, Jardim Planalto e Cruz das Armas.
A população pode solicitar os serviços da Emlur pelos telefones 3213 4237 e 3213 4238 e pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão. Outra opção é pelo site da Prefeitura de João Pessoa, na plataforma Prefeitura Conectada, no endereço https://joaopessoa.1doc.com.br/b.php?pg=wp/wp&itd=10
-
Texto: Thibério Rodrigues
Edição: Andrea Alves
Fotografia: Carlos Nunes -
Secretarias
emlur -
Tags
alagamentos canais capinação coleta emlur exesso de vegetação limpeza urbana prevenção retirada de resíduos varrição zeladoria