Programa Saúde do Servidor

Equipe multidisciplinar da Semob realiza atendimentos médicos e psicológicos a servidores

13/02/2020 | 11:43 | 2571

Garantir a saúde física e mental dos servidores é essencial para o bem-estar dos profissionais e no estímulo a realização do seu trabalho com ainda mais dedicação. É pensando nisso que a Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) oferta aos seus colaboradores o Programa Saúde do Servidor, que garante acompanhamento médico, psicológico, social e de educação física para a equipe. Só em 2019, foram 759 atendimentos.

O serviço é prestado por uma equipe multiprofissional formada por médico, psicólogos, enfermeiras e assistentes sociais, coordenados pela Seção de Desenvolvimento de Pessoal e Bem-Estar (SEBEM/DIRH). De acordo com levantamento do setor, foram 183 anamneses, 420 atendimentos espontâneos (médica) e 105 escutas psicológicas. Ainda foram realizadas 51 visitas domiciliares e hospitalares para os servidores afastados por motivo de doença.

O atendimento médico ficou responsável pela investigação e avaliação da saúde física do servidor com prevenção e acompanhamento de patologias crônicas como: diabetes, hipertensão arterial, insuficiência venosa e lombalgias. Já em parceria com a enfermagem foram verificados os sinais vitais: pressão arterial, peso, altura, frequência respiratória e circunferência abdominal.

No âmbito psicológico, os servidores foram atendidos, individualmente, com o objetivo de levantar os dados para o inicio das ações terapêuticas e acompanhamento. No segmento social, a equipe faz o acolhimento, considerando o perfil de cada servidor e também a orientação ao encaminhamento para as aposentadorias, junta médica, entre outros.

O superintendente Adalberto Araújo afirmou que o programa Cuidando do Servidor tem feito uma grande diferença no bem-estar da equipe. “Isso melhora o convívio no ambiente de trabalho e familiar, diminuindo os riscos de adquirir doenças. Com hábitos saudáveis, a tendência é que todos se sintam melhor acolhidos e mais dispostos para o trabalho e pra a vida”, declarou. .

De acordo com o diretor administrativo e financeiro da Semob, José Inácio Bezerra, o desejo da empresa é que os seus colaboradores cheguem motivados e dispostos para exercerem a suas funções de uma forma otimizada. “Nosso maior objetivo é que o servidor procure formas de melhorar a sua saúde e crie um hábito de praticar atividades físicas, ganhando mais qualidade de vida”, declarou.

Treinamento Funcional– A equipe do Saúde Itinerante, observando que muitos servidores não praticavam atividades físicas, inseriu em sua equipe um profissional de educação física, que realiza ginástica laboral em todas as salas, proporcionando assim melhorias no bem-estar dos participantes.

Outras atividades foram incluídas no calendário do órgão. Foi o caso da caminhada em alusão ao Novembro Azul, realizada com cerca de 80 participantes na orla do Cabo Branco e do Campeonato de Futebol, que mobilizou 70 funcionários. Por dia, 120 servidores realizam a ginastica laboral.

Segundo o profissional de educação física Rusiel Augusto, a ginástica laboral é realizada em todos os setores com alongamento e aquecimento para que o servidor faça o seu trabalho mais motivado. “O incentivo à atividade física na empresa é importante para que os colaboradores corrijam a postura, ative grupos musculares e a respiração”, explicou.

“Gosto muito de fazer atividades físicas e isso me motivou a participar das caminhas assistidas e, além disso, melhorou minha saúde”, declarou a servidora do Atendimento, Janielle dos Santos.

No mês de janeiro de 2020, o Programa de Treinamento Funcional teve inicio na orla marítima do Cabo Branco, sempre as terças e quintas-feiras e no mês de fevereiro, a caminhada assistida está acontecendo no pátio do Almeidão, duas vezes por semana.

 

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