Valorização profissional
Equipe de motolâncias do Samu-JP recebe novos uniformes de trabalho
23/05/2024 | 19:00 | 207
A Prefeitura de João Pessoa entregou, nesta quinta-feira (23), 30 novos uniformes aos profissionais que atuam nas motolâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-JP). A solenidade que marcou a entrega do material aconteceu na sede do serviço, no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.


Os novos uniformes, que funcionam como equipamentos de proteção individual (EPIs) para os profissionais da equipe de motolâncias, incluem capacetes, calças táticas e jaquetas com airbags. Além do vestuário de proteção, a Prefeitura também entregou ao serviço 14 cardioversores e 10 monitores parâmetros, que serão inseridos nas viaturas para proporcionar mais segurança no atendimento aos usuários.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, a entrega dos novos materiais integra o conjunto de melhorias que têm sido realizadas no Samu-JP. “Poucos serviços de atendimento de urgência no Brasil possuem uniformes com esse material que estamos entregando. São jaquetas com airbag e capacetes com especificações mais seguras para os nossos profissionais, que são como anjos para aqueles que necessitam de socorro”, afirmou.
Para o coordenador geral do Samu Regional de João Pessoa, Galileu Ricarte, o investimento na segurança dos profissionais é fundamental para o bom desempenho do serviço. “Os condutores das motolâncias estão sendo contemplados com o que há de melhor em se tratando de EPI no Brasil. Então, agradecemos a sensibilidade do prefeito Cícero Lucena e da Secretaria Municipal de Saúde em entender a importância do trabalho do Samu para a população”, destacou.
Uma das profissionais contempladas foi a enfermeira Telma Ribeiro, que integra a equipe do Samu há 15 anos, sendo oito anos como condutora de motolância. “Hoje é um dia muito importante para todos nós que estamos recebendo nossos EPIs. Eles são extremamente necessários para nossa segurança, pois nos deparamos com muitos obstáculos quando vamos atender aos chamados”, disse.



Motolâncias – São motocicletas equipadas para atendimento emergencial de saúde, conduzidas por profissionais da área de enfermagem (enfermeiros e técnicos), que prestam assistência pré-hospitalar até a chegada da ambulância para transporte do paciente. Funcionam como uma alternativa para locomoção mais rápida em condições de tráfego lento e também para o socorro em áreas de difícil acesso.
Atualmente, o Samu de João Pessoa conta com um total de oito motolâncias distribuídas nas bases descentralizadas para alcançar o maior número de demandas e reduzir o tempo resposta aos chamados.