Bandeira Verde

Equipe da Semam lança projeto que promove troca de sementes de árvores nativas entre as capitais

17/12/2020 | 10:15 | 584

Nesta quinta-feira (17), os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura Municipal de João Pessoa  (PMJP) farão o lançamento do projeto Bandeira Verde, com o hasteamento da Bandeira, às 11h30, na frente da sede da Semam, no Centro Administrativo Municipal (Cam), em Água Fria.


João Pessoa está integrando o projeto Bandeira Verde – Capitais pela Biodiversidade. A ação reúne as 27 capitais brasileiras e Distrito Federal, com a criação de uma rede de troca de sementes de árvores nativas, de espécies ameaçadas, garantindo a conservação da flora brasileira em risco de extinção e propondo o seu uso sustentável. A iniciativa da PMJP é coordenada pelos técnicos da Semam, que listaram as sementes que temos disponíveis para a troca, produzidas no Viveiro Municipal de Plantas Nativas.

As sementes estão sendo compartilhadas com as secretarias municipais das demais capitais brasileiras. No caso de João Pessoa estão sendo trocadas sementes com capitais situadas na Mata Atlântica, nosso principal bioma, para que sejam selecionadas espécies adequadas à região. Os biólogos, engenheiros ambientais e  agrônomos da Semam vão selecionar as sementes que mais se adequam à região, tendo todo cuidado para que as sementes recebidas não sejam de espécies que possam neutralizar a formação das espécies locais.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que o hasteamento da Bandeira Verde é extremamente significativo para a política ambiental da cidade. “É um marco simbólico que coloca João Pessoa como uma capital protagonista, na região Nordeste, na preservação e recuperação do patrimônio verde. Estamos conectados às demais capitais brasileiras, numa ação global”, concluiu. 

Pular para o conteúdo