Parque Parahyba

Equipe aquática da Emlur retira resíduos do canal do Bessa

10/10/2023 | 08:30 | 346

Equipe aquática da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realiza serviço de retirada de excesso de vegetação e de resíduos descartados irregularmente no canal do Bessa, ao longo do Parque Parahyba 2, nesta terça-feira (10). A ação é em apoio à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e contribui para evitar pontos de alagamento, no bairro.

Conforme o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, a limpeza de canais, calhas, canaletas e valas é realizada continuamente em várias localidades de João Pessoa para permitir a passagem da água das chuvas. “No Bessa, por exemplo, fazemos a otimização da drenagem do bairro. Caso contrário, haveria alagamento com as chuvas”.

O monitor da equipe aquática, Joseilton Silva, afirma que já foram percorridos mais de 500 metros de extensão do canal. “Retiramos muito material descartável, pneus, embalagens de quentinhas e até vaso sanitário. Quando começamos, havia tantos resíduos, que não dava pra ver a água do canal. Mas quando fazemos a limpeza, visualizamos até os peixes, porque a limpeza dá vida ao canal. Os animais silvestres chegam para ficar à margem, como as garças, por exemplo”, conta.

Nas duas últimas semanas, a equipe aquática, que conta com 11 agentes de limpeza, realizou o serviço no Parque das Águas, em Mangabeira, na comunidade 5 de julho, no Alto do Mateus, e na Praça do Skate, em Manaíra, por onde também passa um canal, que vai até o Rio Jaguaribe.

Zeladoria – Nesta terça-feira (10), a programação de roçagem, capinação e pintura de meio-fio atende aos bairros de Aeroclube, Manaíra, Mandacaru, Alto do Céu, Cabo Branco, Altiplano, Paratibe, Água Fria, Centro, Tambiá, Jaguaribe e Mumbaba. Os serviços de zeladoria também são executados na Avenida Ayrton Senna da Silva, no Parque Arruda Câmara (Tambiá) e no Cemitério de Cruz das Armas.

O recolhimento de resíduos diversos – materiais misturados com terra, restos de capim, móveis e resíduos domiciliares descartados irregularmente nas ruas – é feito nas localidades de Praia da Penha, Praia dos Seixas, Costa do Sol, Bancários, Alto do Mateus, Centro e Tambiá.

A coleta de resíduos de poda de árvores é realizada nos bairros de Bancários, José Américo, Cidade Verde (Mangabeira), Praia da Penha, Praia dos Seixas e Costa do Sol.

A população pode solicitar os serviços da Emlur pelos telefones 3213 4237 e 3213 4238 e pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão. Outra opção é pelo site da Prefeitura de João Pessoa, na plataforma Prefeitura Conectada. O usuário deve clicar em “Atendimento ao Cidadão” e, em seguida, “Zeladoria”, por meio do endereço https://joaopessoa.1doc.com.br/b.php?pg=wp/wp&itd=10