Modelo para o Nordeste
Equipamentos de segurança alimentar de João Pessoa recebem visita de representantes da Prefeitura de Natal
06/12/2022 | 15:00 | 808
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) recebeu, nesta terça-feira (6), a visita de representantes da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), de Natal, capital do Rio Grande do Norte. O objetivo foi conhecer os equipamentos que promovem a segurança alimentar na capital paraibana, como as Cozinhas Comunitárias e Restaurantes Populares, considerados modelo na região Nordeste e custeados com recursos do próprio município.
A comitiva é composta pela secretária de Trabalho e Assistência Social de Natal, Ana Valda Galvão e por Marlene Ramalho, diretora do Departamento de Segurança Alimentar da mesma secretaria. Elas estiveram na Cozinha Comunitária do Gervásio Maia e do Jardim Veneza, no Restaurante Popular de Mangabeira e também Lavanderia Comunitária da Padre Hildon Bandeira.
Para Norma Gouveia, secretária de Desenvolvimento Social de João Pessoa, a troca de experiências entre os municípios é de extrema importância. “Nós trocamos ideias, ouvimos as experiências da nossa capital vizinha e puderam também conhecer a nossa experiência na implantação da política de segurança alimentar nas nossas Cozinhas Comunitárias, que não entregam apenas a refeição, mas também são compostas por uma equipe técnica de assistentes sociais e articuladores sociais que mobilizam a comunidade para utilizar o serviço, fazendo uma triagem dessas pessoas que são classificadas pela vulnerabilidade social, que passam a integrar esse equipamento”, destacou.
“Tivemos uma conversa muito boa, com essa parceria entre a Prefeitura de Natal e de João Pessoa. Estamos trocando ideias para implantar lá a partir do que estamos conhecendo aqui. Viemos pessoalmente para visitar a Cozinha Comunitária que é tão importante aqui em João Pessoa e para levar ideias para Natal, que é um equipamento que ainda não temos lá e faz muita diferença na vida das pessoas. Trocamos outras ideias também sobre o Banco de Alimentos e sobre a Lavanderia Comunitária”, comentou Ana Valda Galvão.
Cozinhas Comunitárias – As seis unidades, instaladas em comunidades da Capital, têm como principal objetivo atender as famílias que estão em vulnerabilidade social, com as refeições sendo distribuídas de forma gratuita junto aos usuários cadastrados. Os cadastros são feitos a partir de demanda espontânea e também por meio de agentes sociais e de saúde que identificam famílias que necessitem de apoio nutricional. É feita uma visita social e, a partir daí, as famílias que atendem os critérios são inseridas nos equipamentos. Diariamente são servidas 300 refeições em cada unidade.
Restaurantes Populares – Os dois Restaurantes Populares, localizados em Mangabeira e Varadouro, distribuem refeições pelo valor simbólico de R$ 1, ajudando na rotina e economia doméstica de diversas pessoas, que encontram nos restaurantes um local para realizarem sua refeição com qualidade e de forma barata de segunda a sexta-feira.
-
Texto: Eloísa Cândido
Edição: Felipe Silveira
Fotografia: Dayse Euzébio -
Secretarias
sedes -
Tags
desenvolvimento social experiências natal sedes segurança alimentar troca