Práticas integrativas
Equilíbrio do Ser realiza 4 mil atendimentos por mês, com estímulo à recuperação da saúde de forma natural
30/09/2021 | 20:00 | 1190
O Centro de Práticas Integrativas e Complementares à Saúde (CPICS) Equilíbrio do Ser, da Prefeitura de João Pessoa, realiza aproximadamente quatro mil atendimentos ao mês. O serviço está completando nove anos de funcionamento e, neste período, soma um total de 22 mil usuários cadastrados. Em comemoração ao aniversário, o CPICS promoveu durante esta semana uma série de atividades abertas ao público em geral e segue, até esta sexta-feira (1°), com práticas voltadas para os funcionários do serviço.
No Equilíbrio do Ser, a população da Capital pode ter acesso à acupuntura, harmonização, tai chi chuan, trilha do chá, reiki, auriculoterapia, ventosaterapia, constelação familiar, shiatsu, yoga, dança circular, biodança, dança terapia, terapia comunitária, resgate da autoestima, cineterapia, quick massage, floral, meditação e fitoterapia.
De acordo com o diretor geral do serviço, João Morais Segundo, as práticas integrativas e complementares buscam prevenir e estimular a recuperação da saúde de forma natural, através da integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. “O Equilíbrio do Ser é mais do que um serviço de saúde, é uma casa que renova vidas”, afirmou.
Uma das usuárias do serviço é a aposentada Madalena Oliveira, 66 anos, que participa do grupo de terapias comunitárias há um mês, mas já quer iniciar em outras práticas. “Esse Centro é um local maravilhoso e acolhedor, onde consigo entrar em sintonia comigo mesma. Já conheci algumas das práticas oferecidas e agora quero entrar na trilha do chá, que ajuda na busca da cura”, disse.
Semana do Equilíbrio – Para comemorar o aniversário do serviço, o CPICS Equilíbrio do Ser ampliou as atividades para a população em geral durante esta semana. “Além dos atendimentos regulares, preparamos uma programação especial e muitas pessoas que ainda não conheciam, puderam conhecer melhor o trabalho executado pelos profissionais. Algumas delas participaram de várias práticas e gostaram tanto que passaram o dia inteiro de uma atividade para outra”, comentou o diretor do serviço.
A estudante Alana Vitória, 17 anos, conseguiu aproveitar bastante a programação e participou de várias atividades, como dança circular, auriculoterapia, ventosaterapia, quick massage e cineterapia. “Eu gostei muito porque cheguei com dores nas costas e, depois do conjunto de práticas que participei durante a semana, já estou me sentindo melhor. Além disso, na cineterapia tive a oportunidade de refletir sobre certos temas que não damos importância no nosso cotidiano”, disse. Nesta sexta-feira (1°), as atividades serão ofertadas exclusivamente para os funcionários.
Serviço – Para ter acesso às terapias disponibilizadas no Equilíbrio do Ser, o cidadão pode ser encaminhado por sua unidade de saúde da família (USF) de referência ou procurar o serviço diretamente, portando os documentos pessoais (RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência).
O Centro está localizado na Rua João Batista Maia, s/n, Bancários. Para entrar em contato, a população pode ligar para 3214-2921. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, por ordem de chegada, respeitando os preferenciais.
Durante o período de pandemia, os atendimentos em grupo estão sendo realizados com 50% da capacidade e em todas as atividades estão sendo respeitados os protocolos sanitários, como uso obrigatório de máscara, do álcool em gel e o distanciamento social.
-
Texto: Thibério Rodrigues
Edição: Cristina Cavalcante
Fotografia: assessoria -
Secretarias
sms -
Tags
atendimentos CPICS equilíbrio do ser meio ambiente práticas integrativas saúde sociedade