Idosos e profissionais de saúde

Emoção e esperança marcam início da vacinação contra Covid-19 para novos grupos

10/02/2021 | 20:00 | 904

Casados há cinquenta anos e com muitas histórias para contar. A maior parte delas vividas juntos, como nesta quarta-feira (10), dia especial para o casal de aposentados Erivaldo Tansitel, 91 anos, e Celiane Araújo, 71 anos. Ele foi um dos imunizados na nova fase de vacinação da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) contra a Covid-19, que teve início para os novos grupos prioritários, em sistema de drive thru. Ela, apesar de não fazer parte do grupo, fez questão de levar o companheiro a um dos postos de atendimento, no bairro Aeroclube.

“É um dia especial e que representa uma esperança. Ele começou a ser imunizado hoje e, mesmo que ainda não tenha chegado a minha vez, estou feliz. Espero que as pessoas tenham consciência da importância dessa vacina e que possam ser imunizadas o mais rápido possível”, disse a aposentada. “São cinquenta anos juntos, dividindo responsabilidades, compartilhando momentos bons e ruins. Hoje é um momento muito bom, que vai ficar marcado nessa história”, garantiu Celiane.

Erivaldo Tansitel integra o grupo de idosos a partir de 90 anos, contemplados nesta fase da campanha de vacinação, que também é direcionada aos profissionais da rede privada que colhem o RT PCR (Swab) para teste de covid-19 em laboratórios de João Pessoa, bem como os trabalhadores que transportam a amostra e aquele que recebe a amostra para processamento; profissionais da saúde a partir de 60 anos que estão na ativa, profissionais do sistema funerário que estão em contato direto com cadáveres potencialmente contaminados, cuidadores domiciliares ativos no home care, além dos trabalhadores da rede de saúde que por algum motivo não conseguiram se vacinar nas etapas anteriores.

Entre profissionais de saúde imunizados nesta quarta-feira (10) estava Marisângela Ferreira. Para ela, a vacina representa mais segurança para continuar atuando na linha de frente no combate à Covid-19. “Esperei muito por esse momento, porque estou desde o início da pandemia atuando junto à população infectada. Além de me sentir mais segura, a gente também passa mais confiança para os pacientes que estão sendo atendidos”, disse a profissional, que estava acompanhada de um grupo com mais três pessoas que foram imunizadas em sistema de drive thru.

Locais – A vacinação está acontecendo em três postos: Aeroclube, Ginásio O Ronaldão, no Cristo, e Centro de Convenções, em Jacarapé. A estimativa da Seção de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é de que cerca de 1.000 doses sejam aplicadas em cada posto. As pessoas devem levar documento que comprove que estão incluídas nos grupos prioritários.

Pular para o conteúdo