Trabalho contínuo

Emlur recolhe 12 toneladas de resíduos nas praias e mantém limpeza de faixa de areia

21/04/2021 | 17:30 | 1045

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) recolheu 12 toneladas de resíduos como materiais plásticos, gráfico de campanha eleitoral e embalagens, nesta terça-feira (20), na faixa de areia das praias de Bessa e Manaíra, em João Pessoa. Aproximadamente 40 agentes de limpeza participaram da ação, deixando a área limpa. O serviço foi retomado nesta quarta-feira (21), para garantir que os resíduos trazidos pelo mar sejam novamente retirados.

A limpeza nas praias é feita em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e com a ajuda de vários grupos de voluntários, considerando o aparecimento de lixo além do habitual, desde a semana passada. De acordo com a Diretoria de Operações da Emlur, todo o material recolhido foi encaminhado ao Aterro Sanitário, em dois caminhões.

A Emlur está fazendo um esforço concentrado para manter a limpeza das praias, assim como os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos em toda a cidade. A coleta de lixo na faixa de areia tem sido intensificada, nos últimos dias. As equipes realizam a higienização, mas, no dia seguinte, outros resíduos aparecem.

A Semam ainda não confirmou a origem do lixo que tem aparecido na faixa de areia das praias. Em conjunto com representantes das secretarias de Meio Ambiente das cidades do Conde e de Cabedelo, que integram a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), está sendo feita fiscalização nas praias, com vistorias de desembocadouros de rios e maceiós para investigar a origem dos resíduos.

Até o momento, o entendimento é que o lixo veio de outros estados, em razão de uma série de marés altas e correntes marinhas que transportaram os resíduos à faixa de areia da orla de João Pessoa.