Conhecimento

Emlur recebe escolas para realizar ações culturais de educação ambiental

02/09/2024 | 14:00 | 69

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) recebe escolas públicas e privadas para realizar ações culturais de educação ambiental. O Departamento de Educação Ambiental dá orientações aos estudantes sobre separação de resíduos e coleta seletiva de uma maneira lúdica, por meio do teatro, do artesanato e da música.

A diretora de Educação Ambiental da Emlur, Kênia Chaves, afirma que a Autarquia está de portas abertas para receber os estudantes e tem disponibilidade de ir até as escolas também para fazer o trabalho educativo. “Nosso objetivo é incentivar as práticas de sustentabilidade desde cedo. A educação é um meio importante para que os estudantes levem o conhecimento para dentro de suas casas”, aponta.

João Levi, estudante do quarto ano de uma escola privada de João Pessoa, visitou a Emlur junto com a instituição de ensino e disse que aprendeu sobre a importância da reciclagem. “Nós aprendemos como fazer a separação dos materiais e vou levar isso pro meu dia a dia”, contou.

Segundo a coordenadora da instituição, Andrea Serafim, a visita foi motivada pela realização de uma feira de ciências na escola, com tema sobre sustentabilidade e empreendedorismo. “A turma do quarto ano está desenvolvendo um projeto sobre lixões, aterro sanitário e coleta seletiva. Quisemos trazê-los para conhecer de forma prática o espaço da Emlur. Além da teoria em sala de aula, é importante para entenderem melhor sobre a coleta e como é feita a limpeza urbana na nossa cidade”, comentou.

A mãe de João Levi, Charlyana Sales, acompanhou o grupo de estudantes e disse estar feliz com a oportunidade de conhecer a Emlur. “Os estudantes terão mais conscientização sobre a sustentabilidade e poderão passar esse conhecimento adiante, seja em casa ou para os amigos”, afirmou.

O grupo teatral da Emlur, Arte do Riso, abordou o tema da sustentabilidade por meio de esquetes. Os atores se caracterizam como agentes de limpeza e utilizam os equipamentos de trabalho para passar a mensagem de maneira mais clara. O uso da música é outro recurso importante, que fica a cargo do grupo de percussão Baticumlata. Os músicos utilizam materiais recicláveis como instrumentos musicais, chamando a atenção do público.

Os estudantes também conheceram a Galeria Arte e Cultura, onde estão expostas peças de artesanato produzidas de todos os tipos de materiais – papel, plástico, vidro e metal. São exemplos bonecas de papelão ou com peças de metal, flores feitas com embalagem de garrafa PET, ou casinha para animais de estimação, montada com papelão.

Visitas – As escolas e demais instituições de ensino podem solicitar visitas à Emlur por meio do e-mail protocoloemlur@gmail.com. A população pode solicitar os serviços da Emlur pelos telefones 3213 4237 e 3213 4238 e pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão. Outra opção é pelo site da Prefeitura de João Pessoa, na plataforma Prefeitura Conectada, no endereço https://joaopessoa.1doc.com.br/b.php?pg=wp/wp&itd=10

Pular para o conteúdo