Participação popular

Emlur realiza nesta terça o segundo encontro para Revisão do Plano de Resíduos Sólidos da Capital

26/02/2019 | 08:03 | 2151

A população de João Pessoa pode participar ativamente do processo de revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de João Pessoa (PMGIRS-JP), basta comparecer as reuniões promovidas pela Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur), que contam com a parceria do Orçamento Participativo Municipal (OPM). Nesta terça-feira (27), ocorre o segundo encontro no bairro Valentina de Figueiredo com representantes das 4ª e 12ª regiões do OP, na Escola D. Helder Câmara, às 19h.

Ao todo serão sete reuniões. “As principais demandas apresentadas pelos representantes das 5ªe 6ª regionais do OP já fazem parte das ações e metas desenvolvidas pela Emlur com base no Plano de Resíduos Sólidos, como limpeza de terrenos, implantação de coleta seletiva, caixa estacionária e pequenos ajustes na coleta domiciliar. É importante que a população participe reivindicando melhorias das nossas ações e também se comprometendo a colaborar com uma maior conscientização com relação a limpeza de nossa cidade”, observa Samyr Sampaio, membro da Comissão de Revisão do Plano, após reunião nesta segunda-feira (25), no Bairro Grotão, com a participação de representantes das 5ªe 6ª regionais do OP.

Claudio Pereira, administrador da Feira do Grotão (5ªRegião) reivindicou mudanças na rotina de limpeza feita pela Emlur após a realização da feira aos domingos. Para ele, as reuniões são importantes para garantir a participação popular nos processos de elaboração do plano. Ele ressaltou ainda a importância de haver campanhas de conscientização dirigidas à população, já que, em sua opinião, boa parte da população contribui com a destinação inadequada dos resíduos na feira e em toda a cidade.

Após quatro anos de sua criação, o Plano passa por sua primeira revisão, atendendo ao que determina a Lei Nacional 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. “Com base nessa determinação foi criada uma comissão no mês de janeiro, formada por técnicos da Emlur, para fazermos esse trabalho de atualização das ações e metas previstas no Plano. A comissão criou um cronograma de atividades que inclui discussões e reuniões com diversos órgãos e estabeleceu a meta de concluir o trabalho até o final de março. Diante deste contexto é importante contarmos com a participação da população para que possamos realizar os ajustes necessários no Plano”, explica Lucius Fabiani, superintendente da Emlur.

Ele lembra que o Plano traz metas para os próximos 20 anos a partir da sua criação. “Muitas dessas etapas fazem parte do nosso trabalho diário que temos executado sempre em consonância com o que foi estabelecido no Plano. Nas reuniões estão sendo revistas as metas mensais e anuais voltadas para a administração dos resíduos sólidos da Capital, como Regulamento de Limpeza Urbana, educação ambiental, calendários de coletas, parcerias com instituições, coleta e destinação de diversos tipos de resíduos como industrial, orgânicos e construção civil, além de campanhas educativas”, enfatiza.

Calendário de Reuniões
Regiões Data Local (Sugestões) Bairro
6º e 5ª 25/02/2019 Escola Tarcila Barbosa França Grotão
12ª e 4ª 26/02/2019 Escola D. Helder Câmara Valentina Figueiredo
11ª e 1ª 12/03/2019 AFA (Associação das Famílias Abençoadas) Bessa Bessa
14ª e 13ª 13/03/2019 Associação dos Moradores do Castelo Branco Castelo Branco
10ª e 7ª 14/03/2019 Capelinha do S Comunidade do S – Roger
3ª e 2ª 19/03/2019 Centro Cultural de Mangabeira Mangabeira
9ª e 8ª 20/03/2019 Associação dos Moradores Baleado Comunidade de Baleado – Cruz das Armas
 

OBS: As reuniões irão acontecer no período da noite, às 19h.

 

 

Pular para o conteúdo