Higienização

Emlur realiza lavagem de contentores na orla semanalmente

09/10/2021 | 09:00 | 896

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realiza semanalmente a lavagem dos contentores instalados na orla das praias de Tambaú e Cabo Branco. A higienização dos equipamentos e das vias onde estão instalados evita o mau cheiro do chorume (líquido gerado pela decomposição de matéria orgânica) e a possível proliferação de insetos.

O superintendente executivo da Emlur, Igo Morais, afirma que o serviço de lavagem é iniciado bem cedo, às 6h dos domingos, com o auxílio de um carro-pipa. Em seguida, os agentes de limpeza continuam o serviço utilizando uma solução desincrustante para espumar e tornar a higienização mais eficaz.

“O processo de limpeza é mais eficiente com a participação da população, no acondicionamento dos resíduos em sacos plásticos vedados. No caso dos comerciantes da orla, solicitamos que façam o descarte dos resíduos 30 minutos antes do horário de coleta pelos caminhões compactadores”, comenta Igo Morais.

Em maio deste ano, a Autarquia substituiu tambores de lixo por 32 contentores – com maior capacidade de armazenamento de resíduos – e instalou estrategicamente mais 40 papeleiras nos postes da calçada da orla, no trecho que vai da Feirinha de Tambaú até o final do Cabo Branco.

Os caminhões compactadores passam quatro vezes ao dia nas vias à beira-mar para recolher os resíduos dos contentores e evitar acumulação. Os equipamentos comportam tanto os resíduos dos estabelecimentos comerciais, como os provenientes da catação da faixa de areia e da varrição da calçadinha e da ciclofaixa, que ocorrem diariamente.

A comerciante Teresa Arruda vende cocos em um quiosque, no Cabo Branco, e aprova as ações de manutenção dos contentores. “Até a chegada desses equipamentos, eu tinha que utilizar um tambor próprio e lavá-lo, porque o de uso público estava sempre cheio. Agora, está bem melhor, porque o contentor tem mais espaço de armazenamento e recebe essa lavagem”.

Pular para o conteúdo