Transparência

Emlur realiza audiência pública sobre contratação de empresas de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos

11/11/2021 | 16:15 | 1223

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realizou, nesta quinta-feira (11), no auditório do Centro Administrativo Municipal, a primeira Audiência Pública sobre o processo de licitação para contratação de empresas que vão executar os serviços de coleta e transporte de resíduos e limpeza urbana de João Pessoa nos próximos cinco anos, bem como receber sugestões para formatação do edital que deve ser lançado ainda este ano.

A Emlur fez o estudo que vai balizar os serviços que serão contratados. Toda a modalidade eleita para execução foi apresentada nesta audiência, que contou com participação de empresas especializadas em limpeza urbana, e também foi aberta a população em geral, que fizeram sugestões para formatação do edital.

Na ocasião, o diretor de Operações da Emlur, José Dantas, fez uma explanação sobre limpeza urbana, o planejamento dos serviços e apresentou o projeto básico de gestão dos resíduos sólidos no município até 2026, destacando a quantidade de resíduos produzidos na Capital em anos anteriores e a estimativa para os anos seguintes, além das inovações tecnológicas que serão implantadas. Também foi apresentado o estudo de viabilidade técnica e econômica da contratação das empresas.

De acordo com o projeto, o município de João Pessoa será dividido em três lotes para facilitar a realização dos serviços de limpeza urbana. Dois desses lotes vão ficar sob responsabilidade da iniciativa privada e o terceiro será de responsabilidade da própria Autarquia.

Segundo o superintende da Emlur, Ricardo Veloso, a audiência foi positiva e houve a participação de empresas e da população. “A audiência cumpriu seu papel. Sugestões foram apresentadas, propostas foram feitas e isso será considerado na finalização do projeto, pois estamos buscando oferecer a população um serviço digno e eficiente, com novas tecnologias, a exemplo dos contentores subterrâneos, que inicialmente vão contemplar a orla trazendo uma melhor ambiência ao local e principalmente atendendo às necessidades da Capital”, afirmou.

Pular para o conteúdo