Atenção e cuidado

Emlur realiza atendimento preventivo de medicina do trabalho para servidores e familiares

11/12/2021 | 09:00 | 667

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realiza atendimento preventivo de medicina do trabalho para proteger a saúde dos servidores, que é uma prioridade da gestão. No setor médico, há o tratamento e a prevenção de doenças relacionadas ao trabalho e a disponibilização de serviços de enfermagem e nutrição. Por mês, são realizados em torno de 200 atendimentos.

“A realização dos serviços de saúde representa mais uma demonstração do cuidado que temos com o bem-estar dos nossos servidores e seus familiares, considerando que eles também podem ser beneficiados com os atendimentos que são prestados na própria sede da Emlur”, afirma o superintendente executivo da Autarquia, Igo Morais.

A equipe do setor médico é composta por um médico do trabalho, três técnicas de enfermagem e uma nutricionista. De acordo com o médico Fernando Florêncio, os atendimentos são relacionados a problemas na coluna vertebral, diabetes e hipertensão, sobretudo, nas pessoas com faixa etária acima de 40 anos.

“Não temos incidência de casos de doenças ocupacionais, justamente por esse trabalho preventivo, com a realização de exames periódicos, e do uso dos equipamentos de proteção individual. Mas, eventualmente, tratamentos de pacientes com tendinites e dores na lombar, em razão da repetição de movimentos”, explica o médico.

O atendimento em medicina ocorre às quartas-feiras. Já os serviços de enfermagem, como aferição de pressão arterial, curativos e aplicação de injeção e de vacinas são diários. Ainda são feitas consultas com nutricionista, às segundas, terças e quintas-feiras, para prover um atendimento mais completo em saúde, com repercussão direta na qualidade de vida das pessoas.

Comodidade – A servidora do Departamento de Varrição e Coleta, Yara Tania Ribeiro também avalia positivamente o serviço médico da Emlur. “É uma vantagem a gente ter esse tipo de serviço tão importante no local de trabalho. A gente sabe que se passar mal ou precisar de uma consulta, tem o atendimento aqui”, comenta.

Maria do Socorro é esposa de um agente de limpeza e foi para uma consulta de retorno no setor. “Trouxe meus exames laboratoriais para o médico avaliar e continuar meu tratamento”. Para ela, o atendimento é bom e rápido.

Rede municipal de saúde – Quando necessário o atendimento por um especialista, o médico do trabalho faz o encaminhamento para a unidade de saúde da família da região da residência do servidor. “É importante ter esse vínculo com o médico da família. É na USF que vai ser feito o encaminhamento para os demais serviços da rede municipal de saúde”, explica Fernando Florêncio.

No setor médico da Emlur, também são emitidas guias para realização de exames laboratoriais no Laboratório Central (Lacen) da Prefeitura. Quando o trabalhador precisa se afastar para o tratamento de saúde, é emitido um atestado de afastamento. Após o período, é feita uma nova avaliação para que seja autorizado o retorno às atividades.

O número de atendimentos é bem variável, de uma média de 150 a 300, por mês. Apenas no mês de setembro, foram feitas consultas médicas (86), aferição de pressão arterial (61), consultas de nutrição (23), exames periódicos de saúde ocupacional (15) e curativos (5), totalizando 190 atendimentos.

Pular para o conteúdo