Novembro Azul

Emlur promove dia de ações no cuidado à saúde do homem para prevenção ao câncer de próstata

24/11/2023 | 14:00 | 299

Ações do Novembro Azul movimentam os corredores da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) nesta sexta-feira (24), com atividades voltadas à saúde do homem, na prevenção do câncer de próstata. A programação que é específica para os servidores da casa começou às 8h e se estende até as 16h.

O evento, aberto pelo superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, está na terceira edição das comemorações alusivas ao mês dos cuidados com a saúde do homem e tem como tema este ano “Novembro Azul, a Cor da Prevenção! Drible o Preconceito, Cuide da sua Saúde”.

As ações para o bem-estar masculino tiveram boa reciprocidade dos servidores que formaram filas para ser atendido, como foi o caso do agente de fiscalização José Benedito da Silva. Ele disse que participou das edições anteriores e não poderia ficar de fora desta por considerar importante a luta contra o câncer de próstata.

“Apesar do preconceito grande com relação ao exame de próstata, eu acho muito importante o homem participar de ações de prevenção. Todos os anos eu participo do evento e quero parabenizar a superintendência da Emlur por ter essa preocupação com a saúde dos servidores”, afirmou.

O agente de limpeza, Severino de Brito Amorim, também testemunhou em defesa dos cuidados com a saúde do homem e disse que participa de todas as edições do Novembro Azul da Emlur e que faz exames anualmente para checar se não está com a doença. “Acho muito importante a iniciativa da Emlur de chegar junto com esse cuidado com a nossa saúde. É importante esse tipo de prevenção para uma velhice sadia”, afirmou.

Outro servidor que manifestou opinião sobre a ação foi Severino dos Santos, que aproveitou para colocar em dia os exames de glicemia, próstata e verificação da pressão, entre outras opções da programação. “Acho muito importante essa ação voltada para o homem porque é um alerta para nós, principalmente para os servidores da Emlur. É uma demonstração clara de que a superintendência se preocupa com a gente”, acrescentou.

Na programação do “Novembro Azul, a Cor da Prevenção! Drible o Preconceito, Cuide da sua Saúde” desta sexta-feira constam atividades físicas, atendimento médico, palestra, serviços de saúde como vacinas (Difteria e Tétano, Hetapite B, Influenza, Bivalente e Tríplice Viral), testes rápidos (HIV, Sífilis, Gepatite B e C), auriculoterapia, atendimento médico (endócrino+glicemia capilar), psicológico, odontológico e nutricional, além de marcação de exame para o Laboratório Central (Lacen), e aferição dos sinais vitais, entre outros.

Na área cultural a atração fica por conta do grupo de teatro e da banda musical Baticumlata, ambas formadas por servidores da Emlur. Durante o evento está sendo ofertado, ainda, serviços de autocuidado, com cortes de cabelo e unhas, entre outros, além de sorteio de brindes para finalizar a edição.

O evento é uma realização da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Emlur, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, através do Distrito Sanitário IV e o Laboratório Central, bem como o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte ( Sest/Senat) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).