Emlur promove ações de saúde para os servidores em alusão ao Novembro Azul

14/11/2019 | 10:42 | 1279

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) definiu, esta semana, a programação interna da Campanha Novembro Azul – evento de referência para os cuidados preventivos com a saúde da população masculina com relação ao câncer de próstata. Na programação constam visitas aos núcleos de serviço, galpões de coleta seletiva e ações na sede da empresa. O auge da campanha será no próximo dia 20 com café da manhã, ginástica laboral, palestra sobre câncer de próstata, vacinação, entre outros serviços.

“No dia 20, os nossos servidores terão a oportunidade de fazer o teste PSA (Antígeno Prostático Específico), que é o exame que detecta o câncer de próstata, inflamação e hiperplasia prostática benigna. Além disso, passarão por avaliação com urologista, cardiologista e nutricionista”, explicou Damiana Rodrigues, coordenadora da Divisão de Bem Estar Social da Emlur (Dibes).

Serão oferecidos também serviços de imunização com aplicação das vacinas DT e Tríplice Viral. Segundo ela, caso necessário, o servidor é encaminhado ao Serviço Municipal de Saúde para realizar exames complementares.

Lucius Fabiani, superintendente da Emlur, falou sobre a importância dos cuidados para evitar o câncer de próstata. “Temos aproximadamente 500 agentes de limpeza com idade a partir de 45 anos, que é a faixa etária mais atingida pela doença no Brasil. Por isso, é preciso estar sempre alerta, já que, de acordo com dados do Ministério da Saúde, trata-se de uma doença silenciosa, além de ser a segunda causa de morte em homens no Brasil”, alertou.