Limpeza Urbana

Emlur orienta sobre descarte de resíduos de construção, reforma e demolição

21/11/2020 | 15:00 | 3235

O final de ano está próximo e é nesse período em que as famílias aproveitam o dinheiro extra do décimo terceiro para programar as construções ou reformas em casa. Mas antes de colocar a ‘mão na massa’, é imprescindível buscar informações sobre a destinação correta do material gerado nesses serviços na Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

O ideal é que as pessoas contratem os serviços de profissionais credenciados na Emlur para recolher e dar a destinação adequada a esse material. “Quando fazemos construção, reforma ou demolição geramos resíduos e somos responsáveis pela destinação desse material. O descarte irregular, seja em terrenos, canteiros ou beira de rios, pode gerar multa, tanto para quem faz o transporte quanto para aquele que contrata um caçambeiro ou carroceiro”, informa Lucius Fabiani, superintendente da Autarquia.

Segundo Fabiani, se o caçambeiro ou carroceiro for flagrado descartando metralha em local inadequado, ele será multado e o contratante também. O gerador de resíduos que contratar serviços de empresas não cadastradas no órgão público está sujeito a multa que varia de 75 a 400 UFIRs (valores que giram em torno de R$ 2.600,00 a R$ 14.700).

Os profissionais autorizados recolhem o material e transportam para a Usina de Beneficiamento da Emlur (Usiben). No local, o caçambeiro recebe o CTR (Controle de Transporte de Resíduos). O contratante deve solicitar ao caçambeiro uma cópia desse documento e apresentá-lo ao fiscal da Prefeitura, em caso de vistoria. Essa é a garantia que os resíduos foram descartados corretamente.

Alô Limpeza – Em casos de pequenas quantidades de material de construção (algo em torno de três carroças de tração animal), a Emlur disponibiliza um serviço gratuito de recolhimento. Basta ligar 0800 083 2425, 3214-7628 ou 3214-7660 e solicitar o serviço.

Dicas:

– Busque na Divisão de Fiscalização da Emlur (3214-7624 ou difil2015@gmail.com), a lista de profissionais aptos a realizar a coleta, transporte e destinação correta de materiais da construção civil;

– Contrate um contêiner para colocar os restos da sua construção, reforma ou demolição;

– Esse equipamento também serve para que o material não obstrua a calçada – ação que também pode render notificação e multa;

– O contratante deve solicitar à empresa ou profissional o CTR (Controle de Transporte de Resíduos).