Zeladoria

Emlur mobiliza mais de 300 agentes de limpeza para prévias de Carnaval no final de semana

02/02/2024 | 09:00 | 223

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) mobiliza mais de 300 agentes de limpeza para execução dos serviços de varrição e coleta de resíduos sólidos em cada dia das prévias de Carnaval, neste final de semana. Na noite desta quinta-feira (1º), mais de 80 agentes garantiram a limpeza do Ponto de Cem Réis, na abertura do Carnaval promovido pela Prefeitura de João Pessoa.

“Montamos um plano operacional para manter a cidade limpa, neste período festivo. Nesta manhã, nossas equipes fizeram um repasse na limpeza do Ponto de Cem Réis, que contou também com o apoio do caminhão-pipa na lavagem do local. O mesmo serviço será feito no Largo de Tambaú, após os festejos, na Via Folia.”, afirma o superintendente Ricardo Veloso.

Nesta sexta-feira (2), o plano operacional de limpeza contempla todos os blocos, a exemplo do Vumbora, que contará com efetivo de mais de 180 agentes. Já no sábado (3), desfilarão Bloco dos Atletas, Peruas do Valentina, Virgens de Mangabeira e Tambiá Folia, entre outros, mobilizando aproximadamente 300 agentes de limpeza. No domingo (4), o destaque é o bloco Virgens de Tambaú, que concentrará mais de 180 pessoas nos serviços de limpeza.

O superintendente da Emlur destaca que, na noite de quinta-feira (1º), percebeu o apoio da população no descarte adequado dos materiais, como garrafas, latinhas de bebidas e embalagens plásticas de comidas. “A Emlur está incentivando um Carnaval sustentável. Para isto, orientamos que as pessoas façam o descarte seletivo dos resíduos”, comenta.

Coletores – A Emlur disponibiliza 20 pontos de entrega voluntária (PEVs), na Via Folia (na Avenida Epitácio Pessoa) e nos bairros por onde vão passar os blocos com maior concentração de foliões. Nesta sexta-feira (2), os PEVs utilizados no Ponto de Cem Réis já foram esvaziados e destinados às associações de catadores apoiadas pela Emlur.

Ainda neste final de semana, a Emlur vai instalar 50 papeleiras na orla da cidade para repor os materiais que são depredados ou furtados. Os danos são causados tanto no suporte dos equipamentos, quanto na tampa.

Zeladoria – Os serviços de zeladoria seguem sendo realizados durante a programação especial de limpeza do Carnaval. Nesta sexta-feira (2), há equipes executando os serviços de roçagem e capinação nos bairros de Miramar e Jardim Veneza, além de grandes corredores viários, como Retão de Manaíra e Avenida Ruy Carneiro.

A coleta de resíduos diversificados – materiais misturados com terra, restos de capim, resíduos da construção civil, móveis e resíduos domiciliares descartados irregularmente nas ruas – é feita nos bairros de Miramar, Tambauzinho, Expedicionários, Torre, Cristo Redentor, Cidade dos Funcionários, José Américo, Jardim São Paulo, Jardim Cidade Universitária, Cruz das Armas, Rangel e Centro.

Já o recolhimento de resíduos de poda de árvores é realizado nos bairros de Jaguaribe, Roger, Cristo Redentor, José Américo, Cidade dos Colibris, Parque do Sol, Cidade Maravilhosa, Alto do Mateus, Jardim Planalto, Miramar, Tambauzinho, Expedicionários e Torre.

A população pode solicitar os serviços da Emlur pelos telefones 3213 4237 e 3213 4238 e pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão. Outra opção é pelo site da Prefeitura de João Pessoa, na plataforma Prefeitura Conectada, no endereço https://joaopessoa.1doc.com.br/b.php?pg=wp/wp&itd=10