Cooperação técnica

Emlur implanta coleta seletiva na sede do MPF

18/07/2019 | 11:51 | 1372

A equipe da Divisão de Reciclagem da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) implantou o processo de coleta seletiva na sede do Ministério Público (MPF) na Paraíba, em João Pessoa. A ação se deu em decorrência do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Emlur e o MPF. Dando continuidade à etapa de acompanhamento, nesta semana, houve um treinamento com os servidores e funcionários terceirizados do órgão federal.

As orientações sobre todo o processo foram reforçadas na palestra apresentada pelo coordenador da Coleta Seletiva da Autarquia, Joacir Rodrigues Júnior. Foram abordados conceitos como redução substancial de geração de resíduos, separação, acondicionamento adequado e destinaçãocorreta do lixo, conforme o que está previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

“O programa passou por três etapas: planejamento, implantação e manutenção. Agora estamos na etapa final, na qual realizamos treinamentos, palestras, conscientização e mantemos contato frequente com os gestores do órgão, inclusive por meio de relatórios. O programa foi preparado em comum acordo com o Ministério Público Federal”, ressaltou Rodrigues Júnior.

O secretário estadual do Ministério Público Federal na Paraíba, João Monteiro de Lima Netto, falou sobre a experiência. “Essa troca está sendo positiva e parceria com a Prefeitura de João Pessoa já está consolidada. Estamos satisfeitos com os resultados do acordo e com o comprometimento dos nossos servidores com relação à causa do meio ambiente”, frisou.

O superintendente da Autarquia, LuciusFabiani, também falou a respeito do Termo. “Sentimo-nos gratificados pela realizaçãodesse trabalho com o MFP e com as respostas positivas da implantação do processo de coleta seletiva no local. Nossa equipe está preparada para outras parcerias”, destacou.

A palestra foi encerrada com a apresentação do grupo de percussão da Emlur Baticumlata com temáticas ambientais, chamando atenção para a importância dos cuidados com o meio ambiente.

• Texto: Secom-JP
    Edição: Katiana Ramos