Coleta seletiva
Emlur faz demolição de galpão condenado pela Defesa Civil e planeja construção de novo prédio
23/09/2021 | 12:30 | 977
A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) está realizando a demolição de um prédio onde funcionava um galpão de coleta seletiva, no bairro dos Bancários. Após a ocorrência de um incêndio no local, a estrutura foi condenada pela Secretaria da Defesa Civil. A Emlur já está com projeto de construção de um novo prédio para as atividades de reciclagem.
“A Emlur já tem o projeto de construção do galpão, o qual será um núcleo moderno, com instalações adequadas à atividade de reciclagem e com geração de energia solar, priorizando o caráter de sustentabilidade”, afirma o superintendente executivo da Emlur, Igo Morais.
A Defesa Civil averiguou o galpão e notificou a Emlur sobre o iminente colapso da estrutura e a inviabilidade de reforma. No galpão, que será reconstruído, funcionava o núcleo de coleta seletiva utilizado pela Associação Acordo Verde, que atualmente desempenha suas atividades na unidade de Mangabeira.
Outras associações de catadores apoiadas pela Emlur nas atividades de coleta seletiva são: Ascare, que utiliza um galpão no Bessa e outro em Cabo Branco, e Tribo de Judá, no Bairro dos Estados.
Atualmente, são atendidos pelos núcleos de reciclagem os bairros de: Altiplano, Bairro dos Estados, Bairro dos Ipês, Bessa, Cabo Branco, Conjunto Verde Mar, Bairro dos Ipês, Manaíra, Miramar, Mandacaru, Pedro Gondim, Tambaú, Treze de Maio, Mangabeira, Bancários, Cidade Universitária, Anatólia, Jardim São Paulo, Água Fria, Castelo Branco e José Américo.
Histórico da reciclagem – Em 2003, a Emlur e o Ministério Público Federal assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) relacionado ao fechamento do antigo Lixão do Roger. No local, diversas famílias trabalhavam de forma autônoma na coleta de resíduos para venda e subsistência. Com o fim das atividades do Lixão, foi acordado que a Emlur apoiaria as famílias – já organizadas em associações – na coleta de resíduos, mas, de uma forma adequada.
Em seguida, foi iniciada a política pública de reciclagem de resíduos, na qual a Emlur disponibiliza alimentação, equipamentos de proteção individual e veículos para coleta dos materiais às associações de catadores: Acordo Verde, Ascare e Tribo de Judá.
-
Texto: Thadeu Rodrigues
Edição: Andrea Alves
Fotografia: Carlos Nunes -
Secretarias
emlur -
Tags
bancários Coleta seletiva construção defesa civil demolição emlur galpão novo prédio