Empreendedorismo
Emlur e Sedest retomam Oficina de Design para Artesanato com produção de obra com garrafas PET
08/03/2023 | 15:00 | 755
A partir do reaproveitamento de garrafas PET é possível produzir um trabalho artístico. Esse é o objetivo da Oficina de Design para o Artesanato, realizada pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest). A ministrante da oficina, que está em sua segunda etapa, é a artista plástica Laila Assef. A capacitação ocorre no Celeiro Espaço Criativo, no Altiplano.
A primeira etapa da oficina ocorreu no ano passado. No período de intervalo, os artesãos cortaram garrafas PET em forma de flores para produzir uma obra de arte. A oficina foi retomada na última segunda-feira (6) e segue até a próxima sexta-feira (17), com a finalização da obra, que será assinada pelos artesãos.
“Nossa ideia é montar uma nuvem de flores com iluminação e expô-la em um local fechado, o qual ainda estamos definindo”, comenta Laila Assef. Ela explica que as flores de plástico serão pintadas de branco e acopladas sobre uma tela de arame, sendo amarradas por cabos de aço.
“Quero que as pessoas se sintam empoderadas em fazer esse trabalho, com a consciência de que é possível reutilizar materiais e gerar renda extra. Ao aprender a lidar com a garrafa PET, sabendo como cortar, moldar, pintar e unir uma peça com outra, surge um universo de possibilidades”, destaca a artista plástica.
Ao todo, são 36 participantes, entre artesãos da Emlur e os inscritos pela Sedest. Um deles é a pescadora e artesã, Ivonete da Silva. Ela trabalha com obras feitas de escamas e conchas e já fez curso com Laila Assef. “Tenho peças expostas no Celeiro Espaço Criativo e participei do Salão de Artesanato. Agora, quero aprender mais, ampliar as possibilidades e incluir o PET no meu artesanato”.
A artesã da Divisão de Arte e Cultura (Diac) da Emlur, Claudinete Alves, também está feliz com o aprendizado. “Pra mim, foi uma novidade, uma experiência nova, porque eu não sabia como fazer essas rosas de plástico. A gente pega a garrafa, lava, enxuga e molda em formato de rosa. Essa obra que estamos fazendo vai ficar linda”.
-
Texto: Thadeu Rodrigues
Edição: Andrea Alves
Fotografia: Carlos Nunes -
Secretarias
emlur sedest -
Tags
emlur empreendedorismo garrafas PET Oficina de Design para Artesanato sedest