'Parceria pela Vida'

Emlur e Hemocentro iniciam campanha de doação de sangue entre servidores

07/05/2023 | 11:00 | 807

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e o Hemocentro da Paraíba iniciam nesta segunda-feira (8) a campanha ‘Parceria pela Vida’ para incentivar a doação de sangue. O objetivo é mobilizar os servidores da Emlur para o apoio à causa, bem como seus familiares e amigos.

Qualquer interessado pode se dirigir ao Hemocentro da Paraíba, localizado na Avenida Dom Pedro II, nº 1.548, Jaguaribe, em João Pessoa e informar que a doação de sangue é parte da campanha ‘Parceria Pela Vida’.

A coordenadora da Dibes, Lúcia Monteiro, destaca que a Emlur tem 36 doadores de sangue, mas que é necessário multiplicar a quantidade de pessoas. “Nós sabemos que a doação de sangue é um ato de solidariedade e a Emlur faz parte dessa corrente do bem”. Ela enfatiza os direitos dos doadores de sangue, a exemplo de dia de folga e atendimento preferencial, entre outros.

Lúcia Monteiro afirma que, mesmo quem não pode doar sangue, deve contribuir divulgando a campanha, sendo agente multiplicador e incentivador de novas doações em seu convívio social. A Dibes faz o agendamento dos doadores para que possam repetir seu gesto com frequência e voluntariamente. Para isso, poderão marcar o dia e a hora.

Quem pode doar – As pessoas com idade de 16 a 69 anos podem doar sangue, desde que pesem mais de 50 quilos. Quem tiver a partir de 60 anos, só pode doar se já o tiver feito antes dessa faixa etária. Quem tem 16 e 17 anos, precisa de consentimento formal dos responsáveis. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

O doador deve apresentar documento oficial com foto. Antes da doação, ele deve ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas. É preciso estar alimentado, mas evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso a doação seja após o almoço, aguardar 2 horas.

Pular para o conteúdo