Cata Treco

Emlur disponibiliza serviço gratuito para coleta de materiais reutilizáveis

23/07/2021 | 11:30 | 1095

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) disponibiliza um serviço para coleta de móveis, eletrodomésticos e materiais recicláveis de médio porte, na casa das pessoas.  O recolhimento é gratuito e ocorre por meio do “Cata Treco”, serviço que recebeu 418 solicitações da população, no primeiro semestre deste ano.

O superintendente executivo da Emlur, Igo Morais, explica que o objetivo do Cata Treco é promover a sustentabilidade, ao mesmo tempo em que evita o descarte inadequado de resíduos sólidos nas vias públicas ou terrenos abandonados.

“O programa contempla o recolhimento de produtos que podem ser reutilizados, a exemplo de móveis, colchões, ou TVS. Nestes casos, eles são doados para entidades sociais. Já quando se trata de sobras de móveis ou restos de materiais recicláveis, destinamos os resíduos aos pontos de coleta seletiva, para que sejam vendidos, conforme o tipo de matéria, gerando renda para os catadores de materiais recicláveis”, afirma Igo Morais. Materiais que não podem ser reaproveitados são encaminhados para o aterro sanitário metropolitano.

Ao proporcionar o correto descarte dos resíduos sólidos, o Cata Treco evita que colchões ou móveis sejam descartados nas encostas de rios, o que causa alagamentos, sobretudo, no período chuvoso. Quando isto ocorre, é necessária a intervenção da Defesa Civil. Mobiliário deixado nas ruas ainda pode contribuir para proliferação de roedores e insetos, ao servir de abrigo para eles.

Agendamento – A solicitação do serviço do Cata Treco ocorre por meio dos telefones 0800 083 2425/3214 7628/7660. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (exceto feriados). O solicitante deve informar o item a ser recolhido, além do endereço, com ponto de referência. O prazo para realizar o recolhimento é de até 10 dias úteis. O usuário pode acompanhar sua demanda por meio do número do protocolo gerado no ato do atendimento.