Saúde e nutrição

Emlur disponibiliza atendimento nutricional aos servidores e familiares

31/03/2023 | 09:00 | 585

Esta sexta-feira (31) é o Dia Nacional da Saúde e da Nutrição, uma data para conscientização da população sobre a importância da adoção de uma alimentação adequada. A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) disponibiliza o atendimento nutricional individualizado aos servidores e familiares gratuitamente, possibilitando o acesso a um estilo de vida mais saudável.

A servidora Luzimar Vicente estava percebendo que havia algo de errado com seu corpo, ao sentir tonturas, até que decidiu procurar o atendimento nutricional. “Na consulta, a nutricionista me alertou sobre o risco de eu adquirir diabetes, já que a minha taxa de glicose estava alta. Ela passou uma dieta, com redução do consumo de açúcar e, em três meses, perdi cinco quilos. A taxa de glicemia também diminuiu”, conta.

A coordenadora da Divisão de Medicina do Trabalho da Emlur, Marianna Miranda, afirma que os serviços de saúde são ofertados diariamente para todos os servidores da Autarquia e familiares. “Além da área médica, odontológica e psicossocial, contamos com o atendimento nutricional, realizado duas vezes por semana”.

De acordo com a gestora, o serviço é de extrema importância para os usuários. “Uma boa qualidade de vida está unida aos diversos cuidados, sendo um dos principais a boa alimentação e a prática de atividade física. Sempre orientamos os pacientes a adotar esses hábitos”.

Para Luzimar Vicente, ter o serviço no ambiente de trabalho é uma grande oportunidade. “É uma maravilha, até porque nem todo mundo pode pagar. Para melhorar minha saúde, vou manter minha dieta e iniciar atividade física. Vou procurar uma academia de ginástica”, comenta.

Consultas – O atendimento nutricional é na sede da Emlur, às terças-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h; e às quintas-feiras, das 8h às 12h. Não há necessidade de agendamento. Conforme a nutricionista Raquel Silveira, na primeira consulta, é realizada uma entrevista (anamnese), momento em que o paciente relata sobre a sua história alimentar, doenças existentes, e peso atual. A partir daí é realizado um plano alimentar individualizado.

“Os pacientes são acompanhados mensalmente, sendo observadas melhorias na sua saúde. Os retornos são satisfatórios, e observo taxas sanguíneas diminuídas, perda de peso, e mais conhecimento deles sobre a importância de selecionar melhor os alimentos consumidos”, explica Raquel Silveira.

Refeições – A Emlur disponibiliza uma média de mil refeições aos servidores, todos os dias, garantindo segurança alimentar e nutricional, no desenvolvimento das atividades. Todo o preparo dos alimentos é supervisionado por duas nutricionistas e uma técnica em nutrição, que acompanham a forma de manipulação.

O chefe do setor de Nutrição da Emlur, Joalis de Andrade, afirma que o cardápio do almoço inclui todos os alimentos necessários à saúde dos servidores, de modo que possam realizar suas atividades de maneira satisfatória, incluindo proteínas de origem animal, legumes e cereais.

Pular para o conteúdo