Cuidado coletivo

Emlur dispõe de Centro de Manejo para tratar animais de grande porte apreendidos nas ruas

14/10/2021 | 07:00 | 1450

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) faz o recolhimento de animais de grande porte encontrados soltos nas ruas e os encaminham ao Centro de Manejo de Animais Apreendidos, local gerido pela empresa Transnobre. O serviço impede que os animais causem acidentes de trânsito e sujem a cidade, evitando danos à coletividade.

Conforme o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, ao chegarem ao Centro de Manejo, os animais são examinados por veterinário e recebem o tratamento adequado, no caso de estarem com alguma doença, uma situação comum. O local dispõe de medicamentos como vermífugos e antibióticos. “A maioria dos animais apreendidos é proveniente do trabalho de carga e sofre de algumas doenças, a exemplo de verminoses e carrapatos”, pontua Ricardo Veloso.

O Centro abriga equinos, muares, caprinos, suínos, bovinos e asininos. O administrador do local, Reginaldo Nobre, explica que os animais recebem alimentação balanceada à saúde. “Cada animal recebe dois quilos de ração concentrada, composta por milho triturado, soja e sal mineral. Essa alimentação é administrada às 8h, todos os dias. Além disso, eles recebem sal mineral nos currais e capim cortado e passado na forrageira, às 8h, 13h e 18h. Temos seis hectares de área com capim”.

Para reaver o animal apreendido, o proprietário deve pagar uma multa, que varia de R$ 15 a R$ 100, conforme a espécie e o porte do animal. Também é preciso apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e foto do animal e do proprietário.

Segundo Ricardo Veloso, em 90% dos casos, o proprietário resgata o animal no dia seguinte à apreensão. Contudo, há casos em que o proprietário não encontra o animal ou decide abandoná-lo. Em média, o Centro de Manejo apreende em torno de 30 animais por mês, sendo a maioria equinos e muares.

“Temos um cavalo com uma deficiência no pescoço. A avaliação do veterinário foi de não operar. Nunca apareceu ninguém para buscá-lo, mas continuamos tratando ele”, explica Reginaldo Nobre.

Apreensão – O trabalho de apreensão é feito por duas equipes, compostas por motorista, manejador e laçador, que trabalham em um caminhão boiadeiro, adequado ao transporte de animais. O veículo, com capacidade para 10 animais, é dotado de rampa móvel para facilitar a entrada deles. Há uma equipe de trabalho diurna e outra noturna.

A Emlur orienta a população a denunciar quando encontrar animais de grande porte soltos em locais públicos, por meio dos telefones 0800 083 2425, 3214-7628, 3214-7660 ou 98746 9737. O Centro de Manejo está localizado no bairro de Mussumagro, próximo ao contorno da Praia do Sol.

Pular para o conteúdo