Limpeza urbana

Emlur destaca a responsabilidade compartilhada em relação ao descarte de resíduos

11/05/2019 | 08:00 | 1726

Embora a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realize regularmente a coleta domiciliar, alguns moradores de muitos bairros da Capital ainda não se conscientizaram da importância do descarte adequado dos resíduos sólidos. É recorrente o acúmulo em calçadas, vias públicas, terrenos e margens de córregos e rios. Falta responsabilidade de uma parcela significativa da população para mudar esse comportamento e optar por uma melhor qualidade de vida.

É importante que os resíduos sólidos produzidos nos domicílios sejam dispostos nas calçadas nos dias corretos da coleta, para evitar que animais rasguem as sacolas plásticas e espalham o lixo no local.

“A manutenção da limpeza urbana de uma cidade requer o comprometimento não apenas da prefeitura, mas também da população. Na verdade, trata-se de uma ação conjunta, uma responsabilidade compartilhada da população, empresas, comércios e o poder público. É assim que deve ser”, disse Lucius Fabiani, superintendente da Emlur.

Ele lembra que o lixo espalhado, além de provocar a poluição do solo, do lençol freático, ainda constitui numa das principais causas de alagamento e inundações em vários pontos da cidade. Esse fato ocorre principalmente no período chuvoso. São bocas de lobo entupidas, dificultando o escoamento das águas nas galerias pluviais, contribuindo também para o surgimento de doenças, gerando problemas de saúde pública.

Serviço – A Emlur possui o “Alô Limpeza” disponível para toda a população de João Pessoa. Solicitações, informações e sugestões por meio dos números 0800 083 2425 (ligação gratuita de telefone fixo) ou 3214-7628. Informações também podem ser obtidas no site da PMJP – http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br ou nas redes sociais.

Dicas para melhoras a limpeza da cidade:

• Coloque o lixo para fora somente nos dias da coleta, preferencialmente uma hora antes da passagem do caminhão;
  • Atenção ao descarte de materiais perfurocortantes;
  • Não descarte resíduos em calçadas, terrenos ou margens de rios ou encostas;
  • Não descarte resíduos pelas janelas de veículos ou transportes coletivos;
  • Utilize as lixeiras disponibilizadas pela Emlur;
  • Quando for a praia ou parques, lembre-se de levar uma sacola para descartar corretamente o lixo produzido.