Coleta seletiva

Emlur debate projeto de núcleo de reciclagem com moradores do Ernesto Geisel

15/03/2022 | 13:00 | 1021

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realizou uma reunião nesta terça-feira (15) com representantes da população do bairro Ernesto Geisel para debater sobre o projeto de construção do núcleo de reciclagem naquela localidade. Estiveram presentes o promotor do Ministério Público da Paraíba, José Farias, e a secretária municipal de Educação, América Castro.

A Emlur está trabalhando no projeto de implantação de 10 núcleos de coleta seletiva em toda a cidade, dentro do projeto Recicla João Pessoa, em conformidade às determinações do Novo Marco Legal do Saneamento Básico, no Brasil, e a um Termo de Ajustamento de Conduta firmado pelo Município perante o Ministério Público da Paraíba, cuja execução também está sendo acompanhada pelo Ministério Público Federal.

Dois núcleos já estão em construção, sendo um no Ernesto Geisel e outro em Mangabeira, o qual já está em fase avançada. Os equipamentos serão modernos, dotados, por exemplo, de sistema de energia solar, aproveitamento de água da chuva e circuito elétrico inteligente.

O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, explica que, por uma questão de transparência das atividades, é importante levar as informações à população do bairro, apresentando o projeto e explicando que não haverá qualquer tipo de prejuízo aos moradores do entorno.

“Alguns moradores são contrários ao empreendimento, haja vista que derrubaram o muro do núcleo no Geisel, mas, a definição do local foi feita após uma série de estudos técnicos realizados pela Diretoria de Operações”, comentou Ricardo Veloso.

O promotor José Farias, propôs que, no terreno onde será implantado o núcleo, também seja construída uma praça, para que a população do entorno tenha um equipamento de lazer e convivência, como forma de contrapartida. “Nós estamos priorizando os interesses coletivos sobre os individuais. Muitas pessoas ainda não entendem como funciona o processo de coleta seletiva, mas, acredito que, a partir da educação, isto vai ser assimilado”.

Recicla João Pessoa – A construção dos núcleos de reciclagem obedece também ao que determina a Política Municipal de Resíduos Sólidos – Lei nº 12.954/2014. Segundo o diretor de Operações da Emlur, José Dantas, a cidade foi dividida em 10 regiões para implantação dos núcleos de reciclagem.

“A escolha dos bairros para construção dos empreendimentos obedece a diversos critérios, como população residente, mobilidade urbana, geração de resíduos e o potencial de reciclagem. Na região em questão, que inclui nove bairros, o Geisel é o que tem o maior potencial de reciclagem”, afirma o diretor.

Para realização do projeto de reciclagem, a Diretoria de Operações aplicou questionários com a população. Entre as respostas, 83% afirmaram saber o que é coleta seletiva, 77% afirmaram que gostariam de participar da coleta seletiva e 82% que houvesse implantação de núcleo de reciclagem em seu bairro.

Segundo o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, os materiais reciclados já chegarão segregados nos núcleos. “Haverá cargas separadas de vidro, plástico, papel ou metal, por exemplo, que não ficarão armazenados, já serão destinados aos fabricantes,”, comenta ele. Ricardo Veloso afirma que não haverá o recebimento de materiais contaminados, não havendo risco à população.

Pular para o conteúdo