Participação popular

Emlur conclui 1º ciclo de reuniões para Revisão do Plano Municipal de Resíduos Sólidos

20/03/2019 | 15:10 | 1632

Nesta quarta-feira (20), a Comissão de Revisão do Plano Municipal de Resíduos Sólidos da Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur) encerra o primeiro ciclo de reuniões. A última reunião com representantes do Orçamento Participativo Municipal (OP) se realiza na Associação dos Moradores da Comunidade Baleado, no Bairro de Cruz das Armas, às 19h, reunindo representantes das 8 ª e 9ª  Regionais do OP.   Na sequência, haverá reuniões com representantes de sindicatos e entidades representativas da Capital.

“A revisão do plano atende à determinação da política nacional de resíduos sólidos, projetando ações até o ano de 2032. As reuniões são abertas a participação da população, que nesses momentos têm oportunidade de contribuir para a melhoria de todo o sistema de limpeza urbana da sua cidade”, reforça Lucius Fabiani, superintendente da Emlur.

Segundo ele, a Emlur criou uma Comissão de Revisão formada por técnicos da área para rever as metas que foram estabelecidas no Plano no momento de sua criação, voltadas para a administração dos resíduos sólidos da Capital, como Regulamento de Limpeza Urbana, educação ambiental, calendários de coletas, parcerias com instituições, coleta e destinação de diversos tipos de resíduos, podas e construção civil, além de campanhas educativas.

Nessa etapa, foram realizadas sete reuniões, nas quais foram ouvidas representantes das regionais do Orçamento Participativo Municipal. A maior parte das lideranças abordou questões voltadas para a manutenção diária do lixo urbano, problemas pontuais na coleta domiciliar, limpeza de terrenos e educação ambiental. “Como a maior parte das demandas fazem parte da nossa rotina de trabalho, fomos resolvendo na mesma semana”, disse Lucius Fabiani.