Sustentabilidade

Emlur aprimora projeto para reduzir geração de resíduos e impactos ambientais

22/08/2019 | 17:45 | 1971

Reduzir a geração de resíduos e os impactos ambientais. É com esses principais objetivos que a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana aprimorou o projeto ‘Emlur + Sustentável’. Nesta sexta-feira (23), na sede do órgão, acontece o lançamento da reedição do projeto, que ainda contempla a redução de gastos com insumos como água, energia, telefone e internet.

O ‘Emlur + Sustentável’ foi baseado no levantamento do quantitativo de descartáveis e papel gerado no órgão, checando pontos de desperdício bem como nos valores referentes ao consumo excessivo de energia, água e telefone.

“A ideia surgiu da observação do alto consumo de copos descartáveis e a repercussão no ambiente, tanto que já abolimos o uso desse material dentro da Emlur. À medida que o ‘Emlur + Sustentável” vai sendo desenvolvido, conseguiremos reduzir também os custos com papel e com outros insumos”, destaca o superintende Lucius Fabiani.

As estratégias a serem adotadas no projeto visam não apenas a questão da redução de gastos, mas também tendo em vista os impactos ao meio ambiente.  “O projeto foi elaborado levando em conta a Agenda Ambiental na Administração Pública, que trata de ações de sustentabilidade no ambiente corporativo. As estratégias a serem postas em prática estão previstas também no Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de João Pessoa”, esclarece Giovana Mayra, engenheira ambiental da Emlur e uma das responsáveis pela elaboração do projeto.

As equipes do Departamento de Valorização de Resíduos Sólidos (Devar) – Educação Ambiental, co-responsável pelo projeto, participará dando orientações aos servidores.