Janeiro Branco

Emlur apresenta aos servidores temática do cuidado com saúde mental

19/01/2023 | 14:00 | 606

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realizou nesta quinta-feira (19) um evento alusivo à campanha Janeiro Branco para apresentar aos servidores a temática do cuidado com a saúde mental. A ação educativa foi um alerta para a relevância do tema, destacando a importância de saber lidar com as emoções.

Conforme a coordenadora do Setor Psicossocial da Emlur, Shênia Ramalho, a escolha pelo mês de janeiro é estratégica porque o começo do ano pode gerar ansiedade pelo desejo de cumprir as metas dos 11 meses seguintes e frustração por não ter cumprido todas do ano anterior.

“Esse é um período de muita reflexão. Dessa forma, a campanha serve como um alerta para que todos comecem seu novo ciclo de uma maneira sadia, tanto emocional quanto psicologicamente. Buscar ajuda de um profissional da Psicologia pode ser o primeiro item da lista de resoluções para que as demais sejam atingidas com sucesso. Penso que escolher fazer terapia é, sobretudo, um ato de coragem. Conhecer a si mesmo é a melhor forma de estar em segurança. Não tenha medo da dor, tenha medo de não enfrentá-la”, destaca Shênia Ramalho.

O evento começou com um café da manhã e apresentação do grupo Baticumlata, da Emlur, e do grupo Tirinete no Juízo, do Centro de Apoio Psicossocial (Caps) Gutemberg Botelho.

Rede de apoio – A diretora-geral do Caps, Ana Karina de Almeida, explicou como funciona a rede de atenção em saúde mental da Prefeitura de João Pessoa, que inclui a Atenção Básica, as policlínicas, os demais Caps, o Prontoatendimento em Saúde Mental (Pasm) – que funciona no Ortotrauma e as residências terapêuticas, que abrigam as pessoas com transtornos mentais que não têm para onde ir.

Também houve palestra da psiquiatra do Caps, Yokebedh Neri, que abordou o tema ‘Saúde mental: possibilidade de adoecimento ou de promoção de saúde’, e da psicóloga Naiza Vieira, que ministrou a palestra ‘Janeiro branco: quem cuida da mente, cuida da vida’.

Informação – A artesã Nilda Rodrigues assistiu às palestras e acredita ser importante a discussão do tema. “A gente vê que está crescendo o número de pessoas com depressão e muita gente não sabe que está nessa situação. As profissionais abordaram o tema da saúde mental de forma simples, de modo que todos nós podemos descobrir se estamos com um problema e buscar tratamento”.

O encarregado do núcleo da Emlur no Valentina, Marcio Cavalcanti, é usuário do serviço de Psicologia da Autarquia. Ele foi dependente químico de álcool e drogas e conta que o trabalho da Psicologia o tem ajudado. “Tenho recebido muito apoio da Emlur para superar essas questões. Hoje, eu tenho um lado espiritual que também me ajuda muito a permanecer sóbrio e limpo”, comenta.

A Emlur disponibiliza atendimento psicológico a todos os servidores e familiares. Há o atendimento individual, inclusive infantil, e coletivo. Há o grupo de Alcoólicos Anônimos ‘Limpando a Mente’ e o Grupo de Vivências Terapêuticas para Mulheres. Além disso, são realizadas rodas de diálogos sobre alcoolismo nas administrações da Emlur.