Patrimônio ambiental

Semam planta mudas de árvores nativas na UPA do Valentina

06/02/2019 | 15:32 | 2682

O município de João Pessoa possui 3.439,58 hectares de remanescentes vegetais, com 1.060,25 hectares de áreas de mangue, o que  corresponde a 30,67% de cobertura vegetal no território do Município, considerada satisfatória para a qualidade de vida da população de uma capital. A quantidade de área verde perfaz uma média de 47,11 metros quadrados por habitante.

Para preservar o patrimônio ambiental da cidade, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), vem promovendo uma série de plantios. Nesta quarta-feira (6), equipes do Viveiro Municipal de Plantas Nativas plantaram 25 mudas de árvores nativas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Valentina.

Foram plantadas mudas das espécies ipê rosa, sibipiruna, sapucaia, cedro e pau rosa. As mudas têm aproximadamente um metro de altura e em três anos estarão fornecendo sombra na área, contribuindo para diminuir a temperatura do local, oferecendo mais conforto ambiental para os usuários da UPA.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que “o plantio de mudas de árvores nativas é uma das ações mais importantes da gestão. Sabemos o quão benéfico são as áreas verdes para a qualidade de vida da população. Nossas equipes trabalham incansavelmente na preservação do verde da cidade”, concluiu.

Balanço do Plantio – Em 2017, a Semam promoveu o plantio de 53.760 mudas de árvores nativas, sendo 40.500 em áreas de mata ciliar (perto dos rios), parques e áreas de proteção permanente. Nas praças, canteiros de ruas e avenidas, escolas, Centros de Referência em Educação Infantil (Crei) e condomínios foram plantadas 13.260 mudas de árvores. Em 2018, foram plantadas e distribuídas 40 mil mudas de árvores.

No período de 2013 a 2016, foram plantadas 123.427 mudas. A produção das mudas é feita no Viveiro Municipal de Plantas Nativas, que fica na Rua Embaixador Sérgio Vieira de Melo, s/nº – Valentina Figueiredo, em frente ao Sesc Gravatá.