‘Cordel na Sala de Aula’

Educadores da Rede Municipal participam de formação em Literatura de Cordel

31/08/2022 | 13:30 | 968

A poesia em forma de música marcou a abertura do III Encontro de Educadores em Literatura de Cordel da Rede Municipal de Ensino da Capital. O evento foi realizado pela Secretaria de Educação de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef), no Teatro Ariano Suassuna do Colégio Marista Pio X.

Além dos professores da Rede que participam do projeto ‘Cordel na sala de aula’, a secretária municipal de Educação, América Castro, também esteve presente. “Agradeço a todos por estarem aqui hoje conosco, com os professores da Rede. Estamos sempre trazendo essas oportunidades para esses profissionais com formações em todas as áreas. Isso é uma troca de experiência. Literatura de cordel hoje vai poder conversar com os professores que estão praticando isso na escola. Nós temos na Rede os melhores profissionais da Educação. Vamos pensar em levar esses grandes artistas para nossos alunos terem contato com esses poetas”, disse a secretária.

Os artistas mencionados por América Castro são o repentista Oliveira de Panelas, o músico Bira Delgado e o escritor e professor da Rede Municipal, Bento Júnior, que participaram como convidados de uma apresentação cultura e uma roda de conversa.

“Um evento como este nos proporciona um momento de esperança de sabermos que tem uma instituição que cuida da Educação e tem essa preocupação de trazer para a sala de aula esse viés que já faz parte do currículo, mesmo que seja extracurricular. Temos que manter a cultura viva. Parabéns a todos os envolvidos”, agradeceu Bira Delgado.

Também estiveram presentes representantes do Museu do Artesanato Paraibano, Hotel Globo, Bloco Muriçoquinhas do Miramar, Biblioteca Indústria do Conhecimento, filho e filha do poeta Manoel Messias.