Até 11 de março

Educação inicia 2ª e 3ª etapas do Processo de Seleção Simplificada para cuidadores voluntários

03/03/2022 | 13:30 | 4769

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Divisão de Educação Especial, deu início na manhã desta quinta-feira (03) as etapas dois e três para a Seleção Simplificada para a função de cuidadores, na qualidade de voluntários, para o preenchimento de vagas no Programa Educador Social Voluntário. O processo acontece até o dia 11 de março das 7h30 às 11h40 e das 13h30 às 17h40 no Centro de Educação Integrada (CEI), Rua José Marcone Ramos da Silva, nº 101, em Mangabeira VIII.

A abertura das atividades foi acompanhada pela secretária da Educação, América Castro. “Passei logo cedo no CEI e já encontrei pessoas aguardando a vez para serem entrevistadas. O sentimento que tive foi de um compromisso realizado porque, como professora de rede pública, eu sentia a dificuldade dos pais com filhos especiais em não conseguirem colocá-los nas unidades e tinham que deixá-los em casa esperando chegar um cuidador na unidade de ensino. Graças a Deus, com o educador social, esse problema será sanado. As crianças com deficiência ou com alguma necessidade especial que se matricularem na rede terão sim um cuidador para acompanhá-las durante todo o percurso”, disse.

As etapas dois e três estão sendo juntas (análise de currículo e entrevista individual) e de forma presencial respeitando todos os protocolos sanitários e de biossegurança para o enfrentamento da pandemia do coronavírus e suas variantes, com duração máxima de 20 minutos, por candidato, sendo obrigado o uso de máscara. Mais de 5,6 mil inscritos (do total de 6.688) foram considerados aptos. 

A técnica de enfermagem Ana Cláudia Mascena Vasconcelos chegou logo cedo para participar da seleção simplificada e falou porque resolveu se inscrever. “Tudo por amor pelas crianças. Estou muito ansiosa para ser selecionada. É um trabalho que exige muito amor e dedicação ao próximo. Eu já trabalhei com criança autista e sei do cuidado redobrado que temos que ter e o quanto é gratificante. E nós acabamos aprendendo com eles também”, relatou Ana Cláudia.

Os candidatos aptos para as etapas 2 e 3 podem conferir o dia e turno da entrevista clicando no link https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br:8080/editais/visualizar-arquivo?id=816

Ao final do Processo Seletivo Simplificado, os candidatos irão preencher as 400 vagas de cuidador. Os selecionados receberão uma bolsa de R$ 700 mensais. Além disso, haverá uma lista de cadastro de reserva para preencher em caso de desistências.

“Hoje é o primeiro dia dessas duas etapas e está fluindo bem. Esse processo tem tudo para ser de grande sucesso com a qualificação profissional na qual nos almejamos para atuar nas escolas e nos Centros de Referência de Educação Infantil”, falou a chefe da Divisão de Educação Especial da Sedec, Rejane Lira.

Documentação – O edital deixa claro que é de inteira responsabilidade dos candidatos, no ato da entrevista, assinar declaração de ter ciência das atividades a serem desenvolvidas e entregar cópia dos seguintes documentos:


a) Carteira de Identidade e do CPF;

b) Título de eleitor;

c) Declaração de quitação eleitoral;

d) Comprovante de residência;

e) Certidão criminal negativa;

f) Documento comprobatório de regularidade da situação perante o serviço militar (se candidato do sexo masculino);

g) Curriculum Vitae;

h) Certificado de ensino médio;

i) Cartão de vacina Covid.

Os candidatos deverão apresentar, no ato da entrevista, o laudo médico, com data dos últimos três meses do lançamento do Edital, atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID). O laudo médico terá validade somente para este Processo Seletivo Simplificado e não será devolvido, assim como não será fornecida cópia dessa documentação.

Pular para o conteúdo