Artesanato e Artes Populares

Economia Criativa de João Pessoa vira pauta em reunião no Ministério da Cultura

03/08/2023 | 18:00 | 579

As políticas públicas da Prefeitura de João Pessoa, voltadas para o fomento da Economia Criativa na cidade, viraram pauta em reunião realizada nesta quarta-feira (2), na sede do Ministério da Cultura, em Brasília. Por lá, a capital paraibana e as outras 11 cidades que compõem a Rede Brasileira de Cidades Criativas da Unesco – ECriativa, estiveram representadas por uma comissão, que foi recebida pela ministra Margareth Menezes, a fim de compartilhar experiências e firmar parcerias.

João Pessoa integra a Rede como a única referenciada no segmento Artesanato e Artes Populares. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Capital, Vaulene Rodrigues, esteve presente na reunião. Segundo ela, foi um encontro bastante propositivo.

“Pudemos apresentar à ministra as experiências vivenciadas pelas cidades que atualmente fazem parte da ECriativa. Além de uma proposta de parceria da Rede com o ministério, visando multiplicar os impactos positivos das políticas públicas de apoio à Economia Criativa nos municípios brasileiros, em todo o território nacional”, explicou.

Rede – O papel das Cidades Criativas da Unesco em cada país é servir como guia de orientação para todas as cidades de um território nacional evoluírem na direção de um padrão internacional de excelência e de impacto sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, por meio de políticas públicas municipais de apoio à Economia Criativa.

Para contribuir com todas as cidades brasileiras que desejam desenvolver suas políticas públicas e seus territórios de negócios criativos, a ECriativa oferece várias experiências capacitadoras em rede, por meio de parcerias em projetos integradores nacionais e internacionais. Dentre elas, estão o Modelo de Maturidade de Cidades Criativas (MMCC) e o Fórum Brasileiro de Territórios e Cidades Criativas.

“Baseada nisso, a comitiva entregou à ministra, durante a reunião, uma carta propondo ações de direcionamento para fortalecer a Economia Criativa entre os municípios brasileiros, aproveitando a expertise e os critérios que são cumpridos pela Rede, conforme determinações da Unesco”, acrescentou Vaulene Rodrigues.

Fórum – Ainda no encontro, a comitiva propôs a criação do Fórum Brasileiro de Territórios e Cidades Criativas, que seria composto por territórios e cidades que colocaram a cultura no centro de suas preocupações, cujas ações e projetos resultaram em melhores práticas que merecem ser compartilhados.

Através desse ambiente colaborativo, todas as cidades brasileiras poderiam ter acesso ao MMCC e a seus recursos, para trilharem uma jornada de desenvolvimento até chegar a um nível de negócios criativos de padrão mundial, no qual estariam preparadas para se candidatar ao Selo de Cidade Criativa da Unesco.