Entrada gratuita
Duas exposições permanecem em cartaz até 5 de maio na Estação Cabo Branco
09/04/2019 | 16:38 | 1770
As exposições Naif Feminino (coletiva) e Retalhos Parahybanos (individual) permanecem em cartaz na Estação Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A entrada é gratuita e a classificação é livre. O horário de visitação é de terça a sexta-feira, das 9h até 18h, e sábado, domingo e feriado, das 10h até 19h.
Participam da coletiva “Naifeminino” as artistas plásticas Analice Uchoa, Célia Gondim, Marby Silva e Val Margarida. No local, o público encontra 33 obras em acrílica sobre tela, em que mostram as várias facetas do universo da cultura popular representada na arte naif (do francês, arte ingênua), estilo que pertence à pintura de artistas sem formação acadêmica sistemática. É um tipo de expressão que não se enquadra nos moldes acadêmicos, nem nas tendências modernistas, nem tampouco no conceito de arte popular. O artista naif é marcadamente individualista em suas manifestações mais puras do cotidiano popular.
Outra exposição em cartaz é Retalhos Parahybanos, de autoria do fotógrafo hispano-brasileiro José Herrera, em que lança um olhar diferente sobre as fachadas dos prédios do Centro de João Pessoa. No espaço, o visitante encontra 15 fotografias impressas em papel “fine art”, que oferece ao observador uma sensação de realismo, em que a fotografia e pintura se misturam.
José Herrera contou que João Pessoa tem mais de quatro séculos de existência e ainda preservar as edificações coloniais. “Nesta série lanço um olhar para a cidade da primeira metade do século XX. Por isso, faço referências ao nome da capital desse momento histórico”, comentou Herrera.
As imagens desta série mostram uma visão panorâmica da Rua Maciel Pinheiro e arredores com recortes de janelas, portas, fachadas e outros. “Enfatizo uma arquitetura vernacular que caracteriza um modo de viver e intervir no espaço urbano”, contou o artista.
As exposições permanecem em cartaz até o dia 5 de maio de 2019 (terça-feira).
SERVIÇO:
EXPOSIÇÕES: NAIF FEMININO (coletiva) E RETALHOS PARAHYBANOS (individual)
Até 5 de maio
Local: Rampa e hall do prédio administrativo
Mais informações: 3214-8270 ou 3214-8303
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb
CONTATO PARA IMPRENSA
Larissa França (curadora): 9 8690- 0179
-
Texto: Secom-JP
Edição: Cristina Cavalcante
Fotografia: assessoria Estação -
Secretarias
estacaocabobranco -
Tags
arte naif estação exposições NAIF FEMININO Retalhos Parahybanos