Participação popular

Distrito Sanitário I inicia programação da 9ª Conferência Municipal de Saúde

06/02/2023 | 14:30 | 844

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa e o Conselho Municipal de Saúde (CMS) iniciaram, nesta segunda-feira (6), a etapa distrital da 9ª Conferência Municipal de Saúde. Esta primeira etapa começou pelo Distrito Sanitário I, na Escola Municipal Oscar de Castro, no bairro de Cruz das Armas. A etapa distrital segue até a próxima sexta-feira (10), visitando cada um dos cinco distritos sanitários da Capital.

De acordo com a presidente do CMS, Mariah Marques, a Conferência Municipal de Saúde tem o papel de controle social. “A participação de usuários é fundamental para a construção de políticas públicas para o SUS que queremos e, nas etapas distritais, a população tem a oportunidade de colocar em pauta as necessidades de sua região”, afirmou.

O evento é realizado a cada quatro anos com o objetivo de avaliar a situação da saúde pública na cidade e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas de saúde em níveis municipal, estadual e federal. Este ano a Conferência está marcada para os dias 29 e 30 de março, com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. Podem participar usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) em João Pessoa.

A representante da SMS no CMS, Niedja Siqueira, ressaltou a importância da etapa distrital não só para a população, mas também para os gestores e trabalhadores de saúde. “É o momento de elaborar propostas que serão levadas para a Conferência Municipal, onde serão votadas e homologadas para que sejam aprovadas na Conferência Estadual e na Conferência Nacional”, destacou.

Entre outros representantes da SMS e do CMS, a mesa de abertura da etapa distrital contou com a participação da diretora de Atenção à Saúde de João Pessoa, Alline Grisi. “Gostaria de parabenizar o Conselho Municipal de Saúde, que está sempre presente e destacar a importância dessa troca entre o usuário e a gestão, lembrando também que estamos sempre à disposição para o diálogo com a população”, afirmou.

Para a agente comunitária de endemias do Distrito Sanitário I, Rosemary de Paiva, a Conferência é uma oportunidade para os trabalhadores do SUS levantarem suas propostas. “Essa participação é muito válida para os trabalhadores, porque a gente vai poder conhecer as propostas dos usuários e também contribuir para as melhorias não só na Atenção Básica, mas na saúde pública de forma geral”, disse.

Assim como ela, o enfermeiro aposentado e usuário de uma unidade de saúde da família (USF) no bairro do Esplanada, Johnson Acioly, também espera que as propostas resultem em melhorias para os serviços de saúde. “É um momento de falar sobre a saúde, os problemas e também para melhorar o que já está bom”, comentou.

Programação da Etapa Distrital da 9ª Conferência Municipal de Saúde:

07/02/2023 (terça-feira) – Distrito Sanitário II

Local: Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – Campus V

Endereço: Rua Horácio Trajano de Oliveira, s/n. Cristo Redentor

Horário: 8h às 17h

08/02/2023 (quarta-feira) – Distrito Sanitário III

Local: Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (ESPEP)

Endereço: Rua Desportista João Apóstolo de Sousa, s/n, Mangabeira III

Horário: 8h às 17h

09/02/2023 (quinta-feira) – Distrito Sanitário IV

Local: Escola Municipal Analice Caldas

Endereço: Rua Cecília Miranda, nº 22, Jaguaribe

Horário: 8h às 17h

10/02/2023 (sexta-feira ) – Distrito Sanitário V

Local: Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Auditório do Curso de Fonoaudiologia

Endereço: Loteamento Cidade Universitária

Horário: 8h às 17h

Pular para o conteúdo