Na Capital

Disque 156 registra 70 denúncias de violação de direitos em menos de dois meses

15/06/2019 | 10:00 | 2011

Lançado em abril, o Disque 156 é uma ferramenta que a população de João Pessoa tem à sua disposição para denunciar violações de direitos contra crianças, adolescentes, idosos, mulheres e população LGBTQ+. O serviço recebe denúncias das vítimas ou de quem presencia qualquer violação de direito destes grupos.

Desde o início do trabalho foram registradas 70 denúncias, sendo 95% delas sobre violação de direitos de idosos, com foco principalmente em maus tratos e negligência (50%), agressão psicológica e exploração financeira (35%) e abandono (15%). Também foram registradas denúncias sobre pessoas em situação de rua, trabalho infantil e pessoas abandonadas.

“É importante que a população contribua realizando a denúncia assim que perceba a violação de direitos, especialmente dos mais vulneráveis. Temos uma iniciativa pioneira no país, que preza principalmente pelo acolhimento e acompanhamento de cada atendimento”, reforçou Diego Tavares, secretário de desenvolvimento social.

As denúncias são acolhidas pela equipe de plantão da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), que então encaminha ao Sistema de Garantia de Direitos para que sejam tomadas as providências. Dependendo do caso, podem ser acionados os Centros de Referência da Assistência Social (Cras), os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). Ainda, sendo detectada uma situação mais grave ou urgente, podem ser acionados o Ministério Público, Conselho Tutelar e até mesmo a polícia para averiguar a situação e realizar as ações necessárias.

Pular para o conteúdo