Parceria ampliada

Diretores do Iphan visitam obras do Conventinho e enaltecem iniciativa da Prefeitura de João Pessoa

22/05/2024 | 07:30 | 97

Dirigentes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) visitaram, nesta terça-feira (21), as obras de revitalização do Conventinho, no Centro Histórico, e enalteceram a parceria com a Prefeitura de João Pessoa. É que as duas instituições já começaram a debater e detalhar a melhor forma de ocupação do prédio quando de sua abertura à população, uma vez que o local abrigará Escola de Artes e a Biblioteca Municipal, com diversos espaços para atividades educacionais, artísticas e culturais.

O projeto de revitalização do Conventinho foi elaborado pela Secretaria de Planejamento (Seplan) e é executado pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). O investimento total é da ordem de R$ 6,3 milhões, divididos entre os parceiros.

O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, acompanhou na visita os dirigentes nacionais do Iphan – Daniel Sombra, diretor do Departamento de Ações Estratégicas e Intersetoriais; e Bruno Resende, coordenador de Projetos e Obras; além de Emanuel Braga, superintendente do Instituto na Paraíba.

Participaram, pela Prefeitura, os secretários de Infraestrutura, Rubens Falcão; do Planejamento, Ayrton Falcão; de Gestão Governamental (Seggov), Diego Tavares; o secretário executivo da Seinfra, Luciano Pereira, além das equipes técnicas de engenharia e arquitetura responsáveis pela obra.

O vice-prefeito considerou, ao final da visita, que os dirigentes do Iphan puderam, pessoalmente, dimensionar a importância do Conventinho como equipamento capaz de abrigar inúmeras atividades artísticas e culturais que ajudarão a dar nova vida ao Centro Histórico da Capital. A administração do Conventinho ficará a cargo da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), informou o gestor.

“Nesses dois dias em João Pessoa, os diretores estão podendo observar que a revitalização do Conventinho não é uma ação isolada, ela está integrada com várias outras ações e projetos que estamos desenvolvendo por meio de parcerias com o Governo Federal e o Governo do Estado”, observou o vice-prefeito enquanto mostrava aos visitantes a área demolida da antiga Proserv, onde será construído um condomínio de mais de cem apartamentos.

Importância para o Centro Histórico – O superintendente do Iphan na Paraíba, Emanuel Braga, também destacou a importância que terá para o Centro Histórico o Conventinho completamente revitalizado e aberto ao público de forma permanente. E considerou fundamental para que isso aconteça os órgãos parceiros atuarem juntos para destravar eventuais questões burocráticas tanto dessa obra quanto de outras relativas ao PAC. “E já estamos juntos trabalhando nisso”, observou.

Para o secretário de Planejamento, Ayrton Falcão, a revitalização do Conventinho criará um grande diferencial no cenário cultural e artístico do Centro Histórico da Capital. “Trata-se de uma edificação histórica, emblemática e bem localizada nas proximidades de outros equipamentos bem conhecidos e consolidados, a exemplo do Hotel Globo e da Igreja de São Pedro Gonçalves”, frisou.

Parceria – O diretor do Departamento de Ações Estratégicas e Intersetoriais do Iphan, Daniel Sombra, enalteceu a iniciativa da atual gestão municipal em pactuar com o Iphan a melhor forma de ocupação do espaço de 2,7 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em dezenas de salas, salões, pátios, jardins e anfiteatro.

“É uma obra bonita e importante para o Centro Histórico da cidade. E a melhor forma de conservação é o uso que lhe será dado, com atividades educacionais, culturais e artísticas. Colocamos o Iphan à disposição da Prefeitura para organizarmos juntos os trâmites finais, tanto para conclusão da reforma quanto para a destinação a ser dada a este equipamento”, comentou.

Obra – O secretário de Infraestrutura, Rubens Falcão, ressaltou que a visita serviu tanto para a constatação, in loco, do andamento das obras de restauração, da qualidade dos materiais aplicados, do cuidado com os aspectos arquitetônicos e de engenharia, bem como para aprofundar o debate entre Prefeitura e Iphan sobre a melhor forma de ocupação do prédio a partir de outubro próximo, quando deverá ser entregue à população.

Ele lembrou que mais de 60% dos serviços de reforma já foram executados, incluindo obras de estrutura para implantação do piso e pavimento, novos banheiros e parte do cabeamento elétrico. “No momento estão em execução o reservatório, acabamento das paredes internas, elevador externo e o anfiteatro”, afirmou.

História – O Convento São Frei Pedro Gonçalves foi construído no século XX e serviu de residência para os padres franciscanos e também abrigo para o Colégio Seráfico da Nóbrega. A partir de 1999, passou a ser administrado pela Arquidiocese da Paraíba.