Transparência
Dia Nacional do Ouvidor é celebrado com crescimento de 48% de demandas resolvidas
16/03/2022 | 11:00 | 1297
Nesta quarta-feira (16), Dia Nacional do Ouvidor, a Ouvidoria Geral da Secretaria Executiva da Transparência Pública (Setramp) tem muito o que celebrar. Este ano, o serviço registrou um crescimento de 48% de manifestações resolvidas, entre SIC e Ouvidoria. Além disso, como forma de ficar cada vez mais próximo do cidadão foi criado há um ano, o serviço de Ouvidoria via atendimento de WhatsApp, que registrou mais de 1.700 atendimentos desde sua criação.
No ano passado, foram resolvidas 439 demandas, enquanto que neste ano já são 650 manifestações resolvidas, no mesmo período, de janeiro a março. O órgão entende que o controle social, seja por meio de ouvidoria ou acesso à informação, de forma simples e eficaz, é a melhor maneira de fomentar a melhor prestação do serviço público, aumentar a eficiência da aplicação dos recursos, diminuir a corrupção e elevar a participação do cidadão.
Os dados estão expostos no “Painel Resolveu”, o projeto foi inspirado no Painel Resolveu do Governo Federal e idealizado visando a prestação de serviço de qualidade, transparência e controle social. O painel pode ser acessado aqui (https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br/#/dashboards/ouvidoria).
Para o secretário e ouvidor-geral, Rafael Costa, os ouvidores da Prefeitura estão de parabéns pela data e pelo serviço prestado com zelo ao cidadão. “A cada dia temos percebido uma maior procura e confiança da população com o serviço de Ouvidoria. Essa acreditação representa o engajamento da equipe em tentar solucionar cada vez mais as demandas da população de forma tempestiva e efetiva. Nosso esforço diário está em melhorar o tempo e a qualidade das respostas às manifestações, de forma a ser um órgão que efetivamente resolve o problema do cidadão, o aproximando cada vez mais da gestão. Por fim, a Ouvidoria Geral também é uma importante ferramenta de gestão, que, por meio da análise de informações, auxilia a gestão a ser mais assertiva nas suas ações”, explicou.
O usuário do serviço, Cláudio Teixeira, fez questão de deixar seu elogio registrado no Sistema FalaBr após receber atendimento da Ouvidoria Geral. “Agradeço a Ouvidoria Geral de João Pessoa pelo desempenho em minha solicitação. Parabenizo a todos”, relatou. O mesmo sentimento de gratidão é compartilhado pelo cidadão, Gerson Bezerra. “Gostaria de parabenizar o serviço pelo bom desempenho de suas funções, uma vez que recorri à Secretaria, para relatar uma situação, e fui muito bem atendido. Faço questão de agradecer aos funcionários que tão bem me acolheram e resolveram meu problema”, disse.
Canais de atendimento – Para atendimento os usuários ainda dispõe do número 162, e-mail (ouvidoria@joaopessoa.pb.gov.br) e WhatsApp (98841-9383) para o encaminhamento de denúncias, sugestões e também elogios ao trabalho desenvolvido pela gestão municipal. A Ouvidoria Geral fica localizada no Paço Municipal, Praça Pedro Américo, 70 / 1º andar – Centro. Secretaria Executiva da Transparência Pública (Setramp). Telefone: 3218-6167. Link para atendimento no WhatsApp: https://midi.as/WhatsappOuvidoriaJP
Painel Resolveu – No Painel Resolveu Municipal, no Portal de Transparência da Prefeitura de João Pessoa, o cidadão pode encontrar informações relacionadas à quantidade de manifestações tratadas pela Ouvidoria Geral, sendo elas detalhadas por tipo (denúncia, reclamação, sugestão, elogio, entre outros). Assim como é possível analisar as demandas em tratamento, a média de dias de resposta, bem como, o percentual fora do prazo, entre outras informações. Ainda é possível ter acesso a todo histórico das demandas desde 2018 até a data atual, além do detalhamento por assunto, o qual pode ser acessado aqui (https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br/#/dashboards/ouvidoria-detalhamento-por-assunto).
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Texto: Nayanne Nóbrega
Edição: Andrea Alves
Fotografia: Divulgação -
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