Cuidando do futuro

Dia Mundial da Alfabetização é celebrado com retorno de aulas presenciais do Ensino Fundamental I

08/09/2021 | 14:00 | 1564

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), deu início nesta quarta-feira (8) as aulas presenciais para os alunos do 1° e 2° anos do Ensino Fundamental I. O início dessas turmas celebra o Dia Mundial da Alfabetização que é comemorado nesta data. Também teve início as aulas para os ciclos I e II da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Hoje celebramos essa data tão especial. Nós que fazemos a Secretaria de Educação de João Pessoa temos trabalhado para diminuir o número de crianças que passam dessa faixa do ciclo de alfabetização sem saber ler. É tanto que buscamos parcerias como o ‘Educar Pra Valer’, ‘Letrar + JP’ que foi criado nessa gestão. Vamos avançar cada vez mais com muito trabalho e com as graças de Deus”, disse a secretária da Sedec, América Castro.

É no Fundamental I que inicia todo esse processo do alfabetizar, de letrar a criança, de formar um educando, de passar para eles a forma de vivência.

Joelma Vilar é professora polivalente há 10 anos e se emociona quando encerra o ano letivo e vê a evolução da alfabetização do aluno. “É um sentimento de realização do nosso trabalho, da nossa dedicação. E tudo isso é fruto do que plantamos na sala de aula. É maravilhoso, não tem explicação. Alfabetizar é você colorir a vida de uma criança”, falou com alegria.

Maria Luiza, de seis anos, é aluna da Escola Municipal de Tempo Integral e Bilíngue Radegundis Feitosa, no bairro José Américo, e já está iniciando essa nova fase de aprendizado. “Eu não sei ler, mas estou começando a aprender. Quero pegar os livrinhos e poder ler as historinhas. Também estou muito alegre em voltar para a escola e encontrar meus amiguinhos”, disse confiante a aluna.

É também no 1º ano do Ensino Fundamental que inicia o processo em que as crianças começam a trabalhar a coordenação motora após a saída da pré-escola, trabalhar as letras, o nome próprio, ter entendimento do que estão passando e vivendo. Elas passam para o 2º ano mais preparadas para dar continuidade a esse processo.

“A criança vai sendo alfabetizada e se abrindo para o mundo de conhecimento. Aqui é uma troca de conhecimentos, porque também aprendemos com elas. Estamos muito felizes em poder voltar à sala de aula porque estávamos nesse período remoto e distante não tínhamos muito como ver a dificuldade das crianças. Agora, no presencial, estaremos no dia a dia com eles e será bem mais significativo”, explicou a professora polivalente, Maria das Graças.