Saúde

Dia D de mobilização aplicou mais de 6 mil doses de vacinas e Prefeitura reforça chamamento da população

21/05/2024 | 17:00 | 71

No último sábado (18), durante o ‘Dia D’ de vacinação, os profissionais de saúde da Prefeitura de João Pessoa administraram 6.275 doses de imunizantes durante as 14 horas de ação preventiva. Somente contra Influenza, foram 4.969 pessoas vacinadas. As demais doses foram das vacinas que protegem contra dengue, Covid-19 e atualização da caderneta com as doses de rotina, que integram o Calendário Nacional de Vacinação.

Para ampliar a cobertura vacinal e a proteção contra Influenza, a Prefeitura de João Pessoa reforça o alerta sobre a importância da vacinação, principalmente das pessoas que integram o grupo prioritário com maior vulnerabilidade ou condição que aumenta o risco para as formas graves da doença, que são crianças, idosos, gestantes, puérperas e pessoas com comorbidades e imunossuprimidas.

“Além das unidades de saúde da família e demais serviços, a Prefeitura de João Pessoa oferta as vacinas que atuam na proteção contra Influenza, dengue e Covid-19 nos três pontos móveis, com horário ampliado de forma fácil e acessível. É uma estratégia de assistência para garantir o atendimento daquelas pessoas que não conseguem ir a uma sala de vacina durante o horário comercial, por motivo de trabalho ou horário escolar da criança ou do adolescente. Portanto, alertamos sobre a prevenção e pedimos que as pessoas se imunizem”, orientou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização de João Pessoa.

No início desse ano, a imunização contra a Covid-19 foi incluída no Calendário Nacional de Vacinação das crianças menores de cinco anos como rotina. “A recomendação é para atualização da caderneta, que deve estar em dia. Para atualização, deverão tomar a vacina as crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias e, acima dos 5 anos, as doses são exclusivamente para quem faz parte do grupo prioritário”, complementou Fernando Virgolino.

Contra Influenza – Para conter os casos graves e internações pela doença, a campanha de vacinação foi ampliada para toda população acima de seis meses de idade, sobretudo o alerta segue para as pessoas que integram o grupo prioritário, que são mais vulneráveis para as complicações e agravamentos pela doença.

Contra dengue – A vacina é recomendada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com o esquema composto de duas doses, em intervalo de três meses entre as doses. Caso o usuário tenha contato com a doença antes da vacina é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal com a vacina dengue (atenuada). Caso a infecção ocorra após o início do esquema, não há alteração no intervalo entre D1 e D2, desde que a D2 não seja realizada com o período inferior a 30 dias do início da doença.

Vacinação Domiciliar – Para pessoas acamadas e restritas ao leito, é necessário fazer agendamento, por meio do número (83) 98645-7727. As vacinas são disponibilizadas nos domicílios, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.

Locais de vacinação em João Pessoa nesta quarta-feira (22):

Unidades de Saúde da Família (USFs)

Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza) e de rotina

Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)

*exceção: Alto do Céu II, Cidade Verde e Jardim Planalto

Policlínicas Municipais

Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza)

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Home Center Ferreira Costa

Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza)

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)

8h às 16h (sábado)