Atenção especial

Desenvolvimento Social da PMJP promove Jantar Natalino para pessoas em situação de rua

19/12/2020 | 16:14 | 974

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou nesta quinta (17) e sexta-feira (18), mais um jantar da inclusão com moradores em situação de rua. Desta vez a ceia foi servida de forma volante nas regiões da Praia e Centro. No total foram servidas 400 refeições aos usuários do Centro Pop, das casas de acolhimento e pessoas acompanhadas pelo Ruartes, em abordagens do cotidiano.

A organização do jantar natalino é da responsabilidade da Proteção Social Especial da Média Complexidade, que tradicionalmente é servido no Restaurante Popular da Lagoa, mas, por conta da pandemia de Covid-19, este ano foi definido que a distribuição seria descentralizada, contando com a parceria da Comunidade Filhos da Misericórdia.

A segunda noite do Jantar Natalino foi voltada à população em situação de rua na zona sul da cidade, com a distribuição de mais 100 refeições. A atividade natalina se encerrou com a distribuição de um kit de higiene pessoal às pessoas em situação de rua presentes.

Cristiane Cabral, coordenadora da Média Complexidade, lembra a importância desse momento. “É um momento de integração e afetividade dos nossos usuários e outras pessoas que vivem excluídas socialmente. Nosso trabalho é tentar elevar a autoestima dessas pessoas, numa ação que busca incluí-las e valorizá-las. Muitos nunca tiveram a oportunidade de vivenciar algum momento natalino”, destaca.

Média Complexidade – Oferta atendimento especial a famílias e indivíduos que vivenciam situações de vulnerabilidade social, com direitos violados, geralmente inseridos no núcleo familiar. A convivência familiar está mantida, embora os vínculos estejam fragilizados ou até ameaçados.

Estes serviços demandam maior especialização no acompanhamento familiar e maior flexibilidade nas soluções protetivas. Requerem, também, intensa articulação em rede para assegurar afetividade no atendimento da família e sua inserção em uma rede de proteção necessária para a potencialidade das possibilidades de superação da situação vivida.  É um serviço ligado à Diretoria da Assistência Social (DAS).Atenção especial

  • Texto: Eloísa França
    Edição: Katiana Ramos
    Fotografia: Darcildo Galvão/Sedes

  • Secretarias

    sedes
Pular para o conteúdo