Alerta do Inmet

Defesa Civil segue monitoramento em áreas de risco, mas não registra ocorrências

05/02/2025 | 12:00 | 159

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) segue de prontidão monitorando as áreas de risco da Capital, devido ao aviso meteorológico laranja, válido até as 23h59 desta quarta-feira (5), com previsão de precipitação entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Apesar das chuvas registradas nas últimas horas, não foram registradas ocorrências e o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, reforça que a Compdec-JP e demais órgãos da gestão municipal seguem atentos e prontos para atenderem as demandas e garantirem o bem-estar da população. “Reforçamos também a necessidade da adoção de medidas de segurança em caso de chuvas fortes, como evitar o uso de eletroeletrônicos ao relento, evitar o abrigo sob árvores e abandonar imediatamente locais de risco a qualquer sinal de anormalidade, acionando a Compdec imediatamente”, disse.

O maior volume de precipitação das últimas 24 horas – até as 9h50 desta quarta-feira – foi registrado no Grotão, com 19,6 milímetros (mm), seguido de Manaíra (19,2 mm) e Tambauzinho (18,4 mm). O bairro com menor índice foi o Centro, onde choveu 12,2 mm.

Como acionar – A Defesa Civil funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados e, em caso de necessidade, deve ser acionada pelo número 98831-6885 (WhatsApp), pelo telefone 199, ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Play Store e AppStore.

Trânsito – Desde às 5h desta quarta-feira (5), a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SemobJP) mantém equipes monitorando a mobilidade e, especificamente também, problemas ocasionados por conta das chuvas.

Queda de energia provocou falhas temporárias em alguns semáforos, em localidades como: Avenida Maranhão, cruzamento com as vias Minhas Gerais e Espirito Santo (ambos no bairro dos Estados) e, ainda, entre a Avenida Rui Carneiro e Rua Infante Dom Henrique (bairro de Tambaú).

Além disso, um problema no asfalto também foi observado na Avenida Pedro II, próximo ao Hemocentro-PB. Neste caso, a Cagepa foi acionada para resolver a situação. Até as 9h, todos os problemas foram resolvidos rapidamente.

O órgão de trânsito e transporte mantém equipes de agentes de mobilidade nas ruas e, ainda, monitorando e fiscalizando a mobilidade da cidade através das câmeras do Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT). Pelas redes sociais a população também é informada em tempo real sobre as notícias, podendo optar pelas melhores rotas a seguirem na cidade.

Para qualquer urgência, a orientação da SemobJP é que as pessoas acionem equipes de agentes de mobilidade, entre 5h e 00h, pelo WhatsApp (83) 98760-2134 ou pelo Disk SemobJP 3213 7188.

Pular para o conteúdo