Trabalho permanente

Defesa Civil segue com plano de ações preventivas e de monitoramento em 2022

25/12/2021 | 14:00 | 746

A Secretaria Municipal de Defesa Civil segue com o planejamento de ações de prevenção, monitoramento e resposta às demandas de risco apresentadas na cidade de João Pessoa para o ano de 2022. Este ano, a Defesa Civil registrou mais de 650 atendimentos à população e órgãos públicos. As ações são permanentes e buscam reduzir os impactos em áreas de risco na Capital. Em caso de ocorrência, a população deve acionar o Disk Defesa Civil no número 0800-285-9020. O sistema funciona 24 horas.

O secretário da Defesa Civil de João Pessoa, Kelson Chaves, afirma que as ações preventivas realizadas durante todo o ano de 2021 obtiveram resultados satisfatórios. “Durante todo o ano, desenvolvemos ações voltadas para a prevenção em comunidades ribeirinhas no período de chuva intensa e não tivemos nenhum registro de desastres com vítimas fatais ou com gravidade. Trabalho bastante proveitoso realizado por profissionais capacitados e dedicados a garantir o bem-estar da população”, enfatizou.

De acordo com dados da Defesa Civil, foram realizados mais de 650 atendimentos, sendo 550 demandas da população e 100 oriundas do Poder Judiciário e outros órgãos municipais, como a Ouvidoria. Mais de 45 áreas de barreiras vulneráveis foram monitoradas, além de 23 comunidades em áreas de risco e 100 pontos de alagamento. Foram emitidos também 245 Relatórios de Vistoria Técnica (RVT).

Segundo o diretor de Minimização de Desastres, Antônio Esteves, cerca de 30 imóveis foram interditados em 2021. Alguns deles localizados em áreas de risco, nos quais os moradores foram realocados e as edificações demolidas. Outros 200 proprietários foram orientados a recuperar suas residências por risco de colapso. “Trabalhamos 24 horas por dia, sete dias por semana, comprometidos com a integridade física e o bem-estar dos moradores de João Pessoa”, ressaltou.

Outra ação considerada imprescindível é a limpeza dos rios periodicamente. “Neste ano, já somamos mais de 22.139m de extensão em limpezas de rios urbanos e lagoas, bem como aproximadamente 51.354 m² de área de lagos limpos e desassoreados. Ação que garante o escoamento adequado do fluxo das águas, principalmente, em período de chuvas intensas evitando inundações em comunidades ribeirinhas”, disse Esteves.

Ações integradas – As ações coordenadas pela Defesa Civil Municipal integram diferentes áreas e contam com o suporte de diversas secretarias municipais, como Desenvolvimento Social (Sedes); Infraestrutura (Seinfra); Meio Ambiente (Semam); Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). Outros órgãos podem ser acionados de acordo com o plano de ação.

Pular para o conteúdo