Referência

Defesa Civil recebe visita de cadetes do Corpo de Bombeiros, que conhecem atuação da Coordenadoria

21/03/2024 | 08:00 | 199

Na manhã desta quarta-feira (20), os cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO) do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba visitaram as instalações da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa (Compdec-JP) e conheceram o funcionamento da Compdec-JP e como as equipes atuam na Capital.

Na visita, os 16 cadetes, coordenados pelo major Dutra, tiveram a oportunidade de entender o fluxo de atendimento da Compdec-JP, desde o recebimento das demandas pela central de operações até a saída das equipes para as vistorias.

Palestra – Após conhecerem a sede da Defesa Civil, o grupo assistiu uma palestra ministrada pelo diretor de Minimização de Desastres, Antonio Esteves, pela assistente social Cássia Gonçalves, e pela engenheira Melissa Lira, no Centro de Ensino da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, em Mangabeira.

Na ocasião, a equipe da Compdec-JP falou sobre o serviço realizado em campo, como o trabalho de limpeza dos rios, monitoramento das barreiras e vistoria em prédios e o encaminhamento social oferecido às pessoas quando necessário.

O diretor de Minimização de Desastres ressaltou a troca de experiências entre a Defesa Civil e os alunos do curso de formação de oficiais do Corpo de Bombeiros. “Somos integrantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, e constantemente trabalhamos juntos na prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação em desastres, quer sejam naturais, quer sejam tecnológicos. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba é um parceiro precioso, e sempre prestativo. Esta parceria é fundamental para a preservação de vidas e de bens materiais”, destacou.

O major Dutra, instrutor do CFO do Corpo de Bombeiros Militar e responsável pelo grupo de cadetes, destacou a importância do estreitamento esses laços entre a corporação e a Defesa Civil. “Nós sempre atuamos em conjunto em diversas situações atípicas em nossa cidade, por isso fazemos anualmente essa visita à sede da Defesa, assim como assistimos palestras e visitamos áreas de risco”, pontuou.


Pular para o conteúdo